Blog posts

Amsterdam – Seus canais, diversidade, museus e restaurantes

Amsterdam – Seus canais, diversidade, museus e restaurantes

Destinos Internacionais, Dicas

Amsterdam é uma cidade especial. Cortada por inúmeros canais, tem um vai-e-vem de barcos que espalham alegria pela cidade.

Um dos diversos canais da cidade

Seus museus guardam obras de Van Gogh, Rembrandt e outros mestres e o visitante pode passar dias se deliciando com estas preciosidades sem se cansar.
Há quem torça o nariz para Amsterdam por causa de seus coffee shops que vendem maconha 24 horas por dia, com algum controle. Também é deprimente o quarteirão vermelho, com todas aquelas moças de lingerie em vitrines tentando vender seus serviços de prostituição.  Mas é verdade que isso já virou folclore e os turistas procuram estas regiões pela fama mundial destas curiosidades.

Confesso que não gosto dessas duas facetas da cidade. Por outro lado, a gente não  pode  deixar se levar pelo menos sublime e não elogiar os inúmeros pontos de destaque desta capital.

A cervejaria Heineken oferece alguns passeios em sua fábrica que demonstram como produzem suas marcas famosas. As pessoas podem degustar até cinco tipos do pão líquido e conhecer a história da empresa. No final se visita um grande bar, onde a companhia oferece mais duas doses de suas preciosas marcas e você ainda pode visitar sua loja de artigos variados, com camisetas, copos, bolsas, canetas, bonés etc.

Heineken
É possível fazer um passeio pela cervejaria Heineken e conhecer todo o processo de produção das cervejas

As bicicletas imperam na cidade. Os Holandeses de Amsterdam pilotam suas magrelas com maestria e uma certa loucura, com uma velocidade que só os habitantes locais conseguem dominar. O Turista, invejoso, se sente meio frustrado por não dominar a técnica local. Mas pode se aventurar pelos muitos quilômetros de ciclovias pela cidade.
Em Amsterdam tudo é voltado para as bicicletas e aos ciclistas. É até um pouco caótico para os principiantes, porém vale a emoção.

bicicletas
As magrelas estão por todo lugar

A cidade tem museu para tudo: queijos (e o seu famoso Gouda), Tulipas (com variedade incontável das flores), tortura (sic), navegação. Há ainda uma visita imperdível que todos devem fazer: o memorial, museu e Casa de Anne Frank. É uma oportunidade para avaliarmos a história da humanidade, rever valores, aceitar diferenças, repensar o modo de viver. Valorizar a vida!

Navegar pelos canais em um dos vários barcos de passeio, com refeições incluídas, música ambiente e ar romântico, também é uma agradável experiência.

IMG_3030
Passeio de barco nos canais

Os templos da cidade são quase todos da Igreja Reformada da Holanda, que tinha como chefe da mesma a Rainha até 2013. De lá para cá, com a ascensão do príncipe Wilheim, a igreja se separou do estado. O Rei não é mais chefe da Igreja.

Há ainda algumas curiosidades como a Sinagoga Portuguêsa de Amsterdam. Foi construída para os judeus que fugiram das perseguições em Portugal e fundaram ali uma linda sinagoga com ajuda dos protestantes locais. Uma ironia e, ao mesmo tempo, um exemplo de aceitação do diferente: cristãos construíram e financiaram um templo para os judeus.

Para encerrar este breve post, quero salientar a gastronomia riquíssima da cidade. O seu ponto alto é o restaurante SEAFOOD BAR. Local de orgias gastronômicas de frutos do mar e pescados. Um lugar imperdível e com preços muito razoáveis. E você pode ainda se refrescar com outra cerveja fantástica produzida na Holanda: uma Grolsch bem gelada.

seafood
Um dos pratos do restaurante

Amsterdam vale muito a pena. Quando você embarca para lá?

About the author

Rodolpho Carlos Gerstner, 54 anos, presidente e proprietário da RCA Turismo. Neste ano completará 40 anos de atividade no turismo, além de já ter visitado mais de 50 países. Entusiasta de turismo, gastronomia, geografia e história. Estudioso da cultura greco-romana e judaico-cristã . Fã incondicional da Disney e da Itália, seus destinos turísticos preferidos.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *