Blog posts

Companhias aéreas limitam tamanho da bagagem de mão

Companhias aéreas limitam tamanho da bagagem de mão

Dicas

Se você pretende viajar pelo Brasil nas próximas semanas, fique ligado! As companhias aéreas brasileiras agora serão mais rígidas na fiscalização das bagagens de mão para voos nacionais. A partir de hoje (10), o padrão da bagagem de mão será igual para todas as companhias aéreas. O padrão definido, segundo a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), é: 35 cm de largura, 25 cm de profundidade e 55 cm de altura (incluindo rodinha e alça), com peso máximo de 10 kg. Os padrões respeitam os números estabelecidos pela Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

Para o item pessoal levado abaixo do assento da frente, a bolsa adicional, o limite de tamanho é de 45 cm de largura, 20 cm de profundidade e 35 cm de altura. Essa padronização acontecerá em duas fases: em abril aeroportos passam a receber a fiscalização com tom educativo, para instruir os viajantes das mudanças ocorridas e as novas medidas. Em maio as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, sendo sujeitas a cobranças de acordo com a franquia contratada para a viagem. Nas quatro companhias participantes – Latam, Gol, Azul e Avianca Brasil – o valor da bagagem despachada pode variar entre R$59 e R$220.

A campanha de orientação terá início nos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília/DF); Afonso Pena (Curitiba/PR); Viracopos (Campinas/SP) e Aluízio Alves (Natal/RN) e terão a fiscalização “para valer” a partir do dia 25 de abril.

Na semana seguinte, no dia 17 de abril, será a vez dos aeroportos de Confins (Belo Horizonte/MG); Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE); Aeroporto Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE); Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA); Aeroporto Val-de Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/Pará), receberem as instruções das novas medidas, sendo necessária a obrigatoriedade dessa atualização a partir do dia 2 de maio.

No dia 24 de abril, a campanha começa no Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO); Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP); Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP); Aeroporto RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ) e Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ). A triagem terá início no dia 13 de maio para estes terminais.

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *