Blog posts

Dia Mundial do Turismo 2016: Turismo para todos – Promovendo a acessibilidade universal

Dia Mundial do Turismo 2016: Turismo para todos – Promovendo a acessibilidade universal

Curiosidades, Novidades

Hoje, 27 de setembro, celebramos o Dia Mundial do Turismo! A data foi criada com o intuito de promover a conscientização entre a comunidade internacional sobre a importância do turismo e seus valores sociais, culturais e políticos. A comemoração este ano teve como destaque a Tailândia, país anfitrião do evento comemorativo, e que nos anos recentes teve aumento expressivo no turismo: só em 2015, se tornou o país mais visitado no sudoeste da Ásia.

 

 

Mas além de ser uma data de comemoração para todos nós amantes de viagens, a UNWTO (Organização Mundial do Turismo) traz uma mensagem consciente e de reflexão para todos nós com seu tema para este ano: Turismo para todos – Promovendo a acessibilidade universal.

 

Dia Mundial do Turismo

O “Turismo para todos” se trata sobre a criação de ambientes que podem atender às necessidades de todos nós, estejamos nós viajando ou mesmo em nossas casas. Seja devido à algum tipo de deficiência, mesmo que temporária, famílias com crianças pequenas, ou mesmo com o envelhecer da população, em algum ponto de nossas vidas, mais cedo ou mais tarde, todos nós iremos nos beneficiar da acessibilidade universal no turismo.

Todo cidadão do mundo tem o direito de vivenciar novas experiências e conhecer a incrível diversidade que nosso planeta tem para oferecer. É um lembrete para todos nos unirmos, nos esforçarmos em prol de uma integração e promovermos a mútua compreensão das diversas culturas e tradições que existem. São claros os benefícios e a influência positiva do turismo na vida das pessoas, e esse é um dos motivos que nos move. A RCA nasceu da ideia de tornar o seu destino mais feliz, por entendermos a importância de uma viagem e de como ela muda, constrói e une as pessoas.

 

Confira algumas das mensagens oficiais do Dia Mundial do Turismo deste ano :

 

 

Quando viajamos, conhecemos novas pessoas, vemos novas paisagens e temos novas ideias. Frequentemente nossa percepção do mundo muda à medida que o conhecemos mais. Entretanto, não podemos esquecer que para muitos, viajar pode ser um processo difícil.
Aproximadamente 15% da população mundial vive com algum tipo de deficiência. Isso é 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo que não podem desfrutar do privilégio de conhecer outras culturas, admirar a natureza em sua plenitude ou a excitação de se embarcar em uma nova jornada para explorar novas paisagens.

Taleb Rifai, Secretário Geral da UNWTO

 

“Com quase 1.2 bilhões de pessoas viajando cada ano, o turismo se tornou um setor econônico poderoso, um passaporte par a prosperidade e paz, e uma força transformativa que melhora milhões de vidas.
Cada um tem o direito de acesso a serviços de lazer e turismo em proporções iguais. Ainda assim 1 bilhão de pessoas pelo mundo vivendo com deficiências, crianças pequenas, idosos e pessoas com necessidade de outros tipos de acesso, ainda enfrentam obstáculos ao acessar questões básicas de viagens como uma fonte de informação confiável, transporte eficiente, serviços públicos e um ambiente físico que é fácil de se navegar. Mesmo com as tecnologias modernas, aqueles com deficiência – visual, auditiva, problemas com mobilidade ou disfunção cognitiva – estão sendo deixados para trás em muitos destinos turísticos.”

Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas

 

Desejamos à todos muitas viagens e experiências incríveis pelo mundo todo, afinal, ele é de todos! 🙂

 

Fonte: Site Oficial da Organização Mundial do Turismo (UNWTO)

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

1 Comment

  1. Rodrigo
    21 de agosto de 2018 at 10:16
    Reply

    O turismo no Brasil e no mundo está se tornando um dos segmentos mais rentáveis do mundo. aqui no Brasil tinha tudo para deslanchar e manter a economia do país estável.

    Excelente conteúdo parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *