Blog posts

As melhores festas de São João do Brasil

As melhores festas de São João do Brasil

Destinos Nacionais, Dicas

Os festejos em homenagem a São joão, São Pedro e Santo Antônio são considerados como a segunda festa popular mais importante do Brasil, ficando atrás apenas do Carnaval. O nordeste do país é tradicionalmente o maior realizador das festas juninas e, por isso, a competição para fazer a maior, mais bonita e mais animada festa é sempre muito disputada.
Confiram abaixo uma lista das principais Festas Juninas do país, com detalhes e vídeo. Assim fica mais fácil escolher o próximo lugar onde dançar quadrilha e tomar quentão, não é mesmo?

Caruaru – PE

A maior Festa Junina de Pernambuco destaca-se por ser uma das maiores e mais tradicionais, geralmente disputando com Campina Grande o posto de melhor São João do país.
Localizada a 130km da capital Recife, a cidade apresenta diversos elementos da cultura regional como as quadrilhas, as bandas de pífanos e os mamulengos.
Estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas visitem a cidade todo ano para dançar forró, se esbaldar com os pratos típicos e se divertir nas barracas do evento.
Maiores informações sobre a festa podem ser obtidas aqui.

 

Campina Grande – PB

A cidade paraibana ostenta o título de maior São João de todo o mundo. Para refletir a grandeza do evento, o espaço reservado para as festividades possui em torno de 40 mil metros quadrados!
São inúmeras atrações, atividades esportivas, corridas de jegue e passeio ciclístico, além das tradicionais barracas típicas e shows musicais com artistas conhecidos nacionalmente.
Mais informações sobre a festa aqui.

 

São Luís – MA

Com um charme todo diferente, quem comanda as festividades juninas em São Luís é o tradicional Bumba Meu Boi. Em um festival marcado por muitas cores e ritmos, é contada a história de Pai Francisco e sua esposa escrava Catirina que, então grávida, tem desejo de comer língua de boi. O marido, então, acaba por matar o boi do patrão para satisfazer o desejo da esposa, e ambos precisam ressuscitar o animal.
Os visitantes tem contato com diversos ritmos regionais, como a dança das fitas, o lelê, o caroço e, claro, as quadrilhas.
Mais informações aqui.

 

Bahia

Conhecida pelo seu clima acolhedor e povo festeiro, a Bahia não poderia ficar de fora do circuito. É um dos estados onde há mais festas de São João espalhadas por todo o estado, em que podemos destacar:
Salvador: promove grandes comemorações, reforçadas pela riquíssima culinária, principalmente no final do mês de junho, que emenda com São João do Pelô, tradicional comemoração no centro histórico baiano;
Porto Seguro: todo ano a festa traz grandes nomes em evidência da música brasileira, do forró ao sertanejo, numa grande festa para mais de 300 mil pessoas;
Ibicuí: cidade bastante procurada por quem deseja curtir o São João na Bahia a dois, com muito forró.
Maiores informações aqui.

Aracaju – SE

A capital sergipana oferece diversas atrações a seus visitantes, como o Arraiá do Povo e o Forró Caju. Com a presença de grupos folclóricos, apresentações musicais e de dança, acontecem no Espaço Cultural Gonzagão e também na praça de eventos que fica na orla do Atalaia, uma excelente oportunidade para curtir a festa à beira-mar.

Já visitou alguma delas? Qual a sua festa junina favorita?

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *