Blog posts

Santiago: conheça o melhor do Chile

Santiago: conheça o melhor do Chile

Destinos Internacionais

Santiago do Chile é a maior cidade e a capital do país. O local é responsável por uma das belezas naturais mais fantásticas do mundo: a Cordilheira dos Andes. É possível apreciar as montanhas antes mesmo de pousar no aeroporto internacional de Santiago ou Aeroporto de Pudahuel, o principal do país e localizado em Pudahuel, comuna da região metropolitana de Santiago. O local é o maior centro urbano, cultural e financeiro do país e é dividido em 32 “comunas” e mais 11 “comunas parciais”, como se fossem municípios dentro da cidade de Santiago. Esta é, por sinal, a sétima cidade mais populosa da América Latina e uma das 45 regiões metropolitanas mais populosas do mundo. E o melhor, é pertinho do Brasil! O destino está há quatro horas de São Paulo, uma viagem rápida e com um destino cheio de particularidades.Santiago

A capital é onde tudo acontece, com exceção do Congresso Nacional (em Valparaíso), todos os principais órgãos estão em Santiago e isso também garante a concentração de cultura e comércio local. Santiago tem sua origem na colonização espanhola e conquistou sua independência em 1818 mas ganhou destaque na América Latina nos anos 1930 pela sua rápida e vasta modernização. A geografia também impressiona e tem uma importância enorme no desenvolvimento do país e da capital. Localizado no “vale central”, uma depressão intermediária delimitada pelo cordão Chacabuco, Cordilheira dos Andes, Angostura de Paine e Cordilheira da Costa, é ter certeza que o clima é bem delimitado.

Com muitas chuvas entre os meses de maio e setembro e um clima muito seco entre dezembro e março, o local apresenta uma temperatura amena ao longo do ano com um inverno mais intenso do que estamos acostumados no Brasil. É possível curtir o calor de mais de 30 graus durante o dia e os termômetros marcarem menos de 20ºC durante a noite. O período de chuva também é composto por quedas de granizo e até neve, principalmente perto da pré-cordilheira, com aproximadamente 1500 metros de altitude.

Santiago

Ok, sabendo disso tudo você ainda deve estar se perguntando: mas o que eu faço por lá, Tio Walter? Bom, separamos algumas dicas de locais e atrações imperdíveis em Santiago, no Chile.

01 – Mercado Central
Ponto obrigatório para turistas que visitam a cidade! O mercado é um ponto histórico do país. Lá é possível comer o melhor da culinária chilena em diversos restaurantes. Com uma variedade representativa, os alimentos frescos e especiarias dão um sabor especial. A especialidade do local são os frutos do mar e os peixes, tudo isso curtindo a arquitetura de um prédio de 1872. O local fica aberto durante o dia e está localizado pertinho da Plaza de Armas, ideal para um almoço bem típico em Santiago do Chile.

02 – Plaza de Armas
É o point de Santiago. O local é cheio de turistas e chilenos, a região é dona de prédios históricos como o Palácio de La Moneda, Prefeitura de Santiago, Catedral Metropolitana, Casa Colorada, Museu de Santiago, Correio Central, Real Casa de la Aduana, Museu Pré-Colombiano, Tribunal de Justiça, Palácio da Corte Real, Museu Histórico Nacional e o antigo prédio do Congresso Nacional. Perfeito para passar os fins de tarde caminhando e curtindo a cultura local.

03 – Cerro San Cristóbal
O Cerro San Cristóbal está no bairro Bellavista e oferece uma vista panorâmica da cidade de Santiago. Localizado dentro do Parque Metropolitano, a paisagem é de tirar o fôlego. Com a Cordilheira dos Andes ao fundo, o local é sagrado e conta com uma estátua da Virgem da Imaculada Conceição com 22,5 metros de altura. A subida é feita pelo bondinho centenário, o funicular, a péou por bicicleta. No meio do caminho é possível conhecer o zoológico e o jardim botânico da cidade.

04 – Casa de Pablo Neruda
Perto do bondinho  do Cerro San Cristóbal você encontra a Casa Museo La Chascona, onde morou o famoso poeta chileno Pablo Neruda. O local abriga e conserva uma pinacoteca, obras de pintores chilenos e estrangeiros de todos os tempos, uma coleção de esculturas africanas em madeira e outra de móveis e objetos do designer Piero Fornasetti. A sala de jantar conta com a louça, pratos e talheres originais da época do poeta.

05 – Sky Costanera
Com 300 metros de altura e uma vista de 360º da capital chilena, o Sky Costanera é o prédio mais alto da América Latina. O local conta com um mirante incrível no último andar, no fim da escada rolante depois de 61 andares de elevador. O prédio também conta com o complexo do shopping Costanera Center, ganhando o apelido de “Sanhattan”, lembrando Manhattan por conta dos arranha-céus modernos, com lojas famosas, praça de alimentação e toda a infraestrutura para compras.

06- Palácio de La Moneda
Uma das tradicionais opções de turismo em Santiago é um prédio histórico que marcou a trajetória do povo chileno. Foi nesse Palácio em que Pinochet deu o golpe de 1973 e instaurou a ditadura no Chile. Construído no século XIX, o local tem uma importância política e história incrível para os moradores e atrai turistas nas trocas de guarda (todas as manhãs, às 10h). Ainda é possível fazer uma visita gratuita dentro do Palácio e conhecer suas instalações.

07 – Museu Nacional Belas Artes 
Inaugurado em 1880, o MNBA é o museu mais antigo da América do Sul. O local abriu com cerca de 140 peças mas hoje conta com mais de 5 mil! Localizado no Parque Florestal, com entrada gratuita, era conhecido pelo nome “Museu das Pinturas” devido à sua função de reunir em um só lugar as obras que estavam espalhadas em vários locais da capital. O edifício é um símbolo de modernidade no país e foi projetado por Emile Jéquier, arquiteto chileno. A cúpula do hall foi construída na Bélgica e chegou até o Chile por navio. Na fachada é possível conferir 22 medalhões dedicados aos grandes: Da Vinci, Velásquez, Rembrandt entre outros.

08 – Museu de Arte Contemporânea
O MAC, Museu de Arte Contemporânea, foi criado em 1947 e  está localizado no Parque Quinta Normal, um dos centros culturais mais importantes do país, sob o comando da Universidade do Chile. As exposições da cidade foram divididas em duas sedes: Palácio Belas Artes (leia sobre o local acima!) e o Parque Quinta Norma, Parthenon ou Palácio de Versalhes, local de retorno do MAC. O acervo conta com 2800 peças de vários artistas (chilenos ou não) e de vários períodos da história.

09 – Catedral Metropolitana de Santiago
Seja você um religioso ou apenas um apreciador da arquitetura e história, a Catedral é o lugar ideal para o turista que busca saber mais sobre Santiago e seus costumes. O local foi originalmente construído no século XVI e finalizada em 1800, passou por diversas reformas e restaurações que deixaram o estilo de hoje: neoclássico. Localizada na Plaza de Armas, centro de Santiago, a igreja é enorme e possui vários vitrais, ornamentos e altares de Arte Sacra. Dentro da Catedral é possível conhecer  uma cripta que lembra muito a do Vaticano.  É na Catedral que ficam os dois santos chilenos: Santa Sor Teresa de Los Andes, freira que morreu muito jovem e viveu sua vida toda em função de Cristo e Padre Hurtado, santificado pela criação de um lugar onde dava alimento e educação gratuita aos meninos moradores de rua. A Catedral também abriga o Museu de Arte Sacra do Chile, onde são expostas artes dos jesuítas da época da colonização.
10 – Estações de Esqui perto de Santiago
A capital abriga várias estações nas proximidades. Para quem nunca viu neve, veio em grupo ou família,  o local é ideal para aproveitar as férias e conta com uma infraestrutura muito bacana. Os complexos mais procurados são El Colorado e Valle Nevado. O bacana é que é possível esquiar em vários níveis, para iniciantes até profissionais. Já pensou praticar esse esporte tão diferenciado nas próximas férias?
11 – Vinícolas de Santiago do Chile
Os vinhos chilenos são super famosos e apreciados no mundo, principalmente na América do Sul. Já imaginou provar nas grandes produtoras? As vinícolas ao redor de Santiago valem a visita. A mais famosa é a Concha Y Toro, fundada em 1883 e a maior do país. O bacana desse passeio é a garantia de degustar bons vinhos e conhecer novos sabores. As vinícolas são as grandes responsáveis por atrair turistas até o país e eles costumam promover uma “road trip” em busca de locais para degustação da bebida. Outras regiões indicadas para esse turismo são Casablanca e Valle Colchagua.
12-  Cerro Santa Lucía
Outro local para conseguir uma vista incrível da cidade! O único detalhe é que você precisa ter fôlego para subir as escadas até o topo do morro. O parque é garantia de calmaria, tranquilidade e paz no meio do centro da cidade e ainda é possível curtir algumas construções antigas muito bonitas e marcantes, sendo cenário ideal para fotos de viagens. O local também é o ponto onde a cidade de Santiago foi fundada.
Santiago
Santiago é reconhecida pela culinária, pela forma única em que trabalha o passado e o presente no seu dia-a-dia. Vale a pena aproveitar as férias e dar uma esticadinha até um dos poucos países que não fazem fronteira com o Brasil.
Gostou das atrações? Confira mais detalhes dessas e outras atrações no nosso vídeo especial Santiago do Chile e não perca o próximo avião para a capital chilena!

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *