Blog posts

27 Anos de RCA Turismo: Conheça um pouco mais de nossa história

27 Anos de RCA Turismo: Conheça um pouco mais de nossa história

Curiosidades, Novidades
Conhecida nacional e internacionalmente, a RCA Turismo é sinônimo de qualidade em seus serviços e excelência em atendimento. Através de seus 27 anos de história, a empresa conquistou reconhecimento e hoje é um nome expressivo no mercado. Porém, por trás desse sucesso existe uma longa história repleta de acontecimentos, prêmios e eventos que fizeram a empresa alcançar o patamar que se encontra hoje.
Em homenagem aos 27 anos recém completados, hoje compartilharemos mais sobre a história e feitos da empresa, te levando através dos anos em busca de mostrar a nossos parceiros e clientes o porquê da RCA ter prestígio e respeito perante o mercado.
RCA
Primeiro evento em que a RCA Turismo está presente: AVIESP, em 1999

O começo de tudo

Exatamente em 1º de Agosto de 1993 nascia a RCA Turismo. Situada inicialmente na Rua Barão De Itapetininga, no centro de São Paulo, os sócios Rodolpho Carlos Gerstner, Claudio Alberto Nunes Jardim e Afonso Gomes Louro davam o pontapé inicial a um projeto desafiador em meio a um mercado com concorrentes de nome já bem definidos e com grande domínio.
O nascimento da RCA coincidiu com um período bom do país: a chegada do Plano Real. Com a adoção da nova moeda a empresa teve bons resultados já em seus primeiros momentos. Resultados que se deram principalmente graças à administração austera e responsável que, desde seu início, esteve presente e foi pilar principal da empresa. Com cerca de 17 funcionários à época, a RCA já se destacava como operadora de turismo para o Caribe, especialmente os destinos paradisíacos de Aruba e Cancun. Teve seu carro chefe “Arubarato” premiado e reconhecido internacionalmente, sendo altamente procurado de 1993 a até 2003.

No ano seguinte, incorporou ao seu portfólio as operações para a Europa e Estados Unidos, seguindo também para a ampliação do leque para todas as Américas, Norte da África e Oriente Próximo.

O reconhecimento

Com os bons resultados e a responsabilidade de sua administração, apesar de jovem a empresa já mostra a força de seu nome ao adquirir sua própria sede. Em 1996 a empresa se muda para seu mais novo lar, no prédio mais famoso da cidade: o Edifício Itália. Já no final de 1996 iniciou suas operações pelo Brasil, para todas as regiões do país.

Em 1999, com a crise e desvalorização do real, o que parecia como um obstáculo para o mercado acabou se mostrando como oportunidade para a RCA reassegurar seu espaço. O episódio, que levou muitas empresas do ramo a encerrarem suas atividades, não afetou a empresa em nenhum âmbito. Uma administração conservadora, mantida até hoje, respaldou e imunizou a companhia.

No final dos anos 90 já se consolidava como uma das mais respeitadas empresas de viagens e turismo do país quando iniciou suas negociações com a Walt Disney World Resorts & Parks, para então em 2001, assinar contrato oficialmente com a Disney se tornando uma das primeiras empresas representantes oficiais no Brasil. Um sonho de seu presidente e que se tornou realidade pela esperança e resiliência de uma empresa jovem que se atreveu a sonhar e ao fim conseguiu.

A importância e objetivo deste feito era aliar a mais importante marca do lazer e do entretenimento mundial ao leque de produtos de ponta que a companhia já oferecia ao mercado brasileiro. Com a inclusão do produto, a filosofia Disney incrustrou-se na empresa. Este ideal permaneceu e, ainda hoje, para todos destinos, a missão e valores permanecem sendo atender a seus clientes sempre da melhor maneira, os surpreendendo e se reafirmando como uma empresa que se preocupa com as memórias e experiências de seus clientes. Em nenhum momento a empresa teve política de massificação, mas sim, a de tratar seus clientes como uma jóia rara, um cliente diferenciado.

A esperança perante a tragédia

Mesmo com o fatídico atentado às Torres Gêmeas em 11 de Setembro de 2001, que gerou muito medo e incerteza causando até o fechamento do escritório brasileiro da Disney, a RCA continuou investindo no “sonho Disney” dos brasileiros e mostrando-se ao mercado como ponte de comunicação e parceria segura. Mostrou-se inabalada e esperançosa pois era o que o momento pedia.

Permaneceu com essa postura e, em 2002, abre sua 1ª filial em Campinas. Em 2003 ganha ainda mais destaque ao ser a primeira operadora a comercializar Disney com a opção de compra sem juros, inovando ao subsidiar linha de crédito para seus clientes. A prática mostrou-se tão crucial ao mercado que, no ano seguinte, concorrentes passaram a adotar a mesma.
Posteriormente ainda foram incorporados outros negócios com a Universal Orlando, SeaWorld, Busch Gardens, Cirque du Soleil, City Pass, Orlando Flex Ticket, Discovery Cove, dentre outros. Hoje o produto Disney é um de seus maiores motores de negócios, gerando qualidade e filosofia de serviços acima da média.

Ainda com o foco e parceria com a Disney, incorporou também a Disney Cruise Line, renomada linha de cruzeiros Disney. Hoje a RCA é a maior vendedora dos cruzeiros Disney no Brasil.

Ainda mais crescimento e investimentos

Estados Unidos, Europa em geral, Brasil e Chile-Argentina se tornaram então os macro-destinos principais da operação RCA Turismo. Ainda ampliando sua gama de produtos para incluir o Tahiti, a África do Sul, as Ilhas do Índico e do Pacífico e também o extremo Oriente.

Em 2004 um grande passo é dado: o quadro societário passa a ser integrado exclusivamente por Rodolpho Carlos Gerstner e Maria Goreti Martins Leites Gerstner. Após a inauguração da filial de Campinas começa então um projeto de ampliação das operações, com aberturas de diversas outras filiais.

Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Recife, todas cuidadosamente planejadas e instaladas no coração comercial de cada cidade com o intuito de melhor servir clientes e amigos.

Inauguram-se as seguintes filiais:

Nossos últimos passos

De 2018 a 2020 a RCA Turismo mostra ao mercado toda a sua expansão e movimentação estratégica com investimentos contínuos em sua ferramenta de reservas online, que está em constante evolução para disponibilizar ainda mais funcionalidades e opções aos nossos clientes e de nossos parceiros.

Nossa plataforma de ingressos online também continua se reinventando para melhor atender às necessidades de nossos clientes, alcançando cada vez mais agentes de viagens em busca de facilidades para suas rotinas de trabalho.

Hoje, em meio à maior pandemia do século, olhamos para trás e projetamos um futuro tão esperançoso e confiante quanto nos outros momentos. O respeito, prestígio e confiança conquistados ao longo desses 27 anos nunca serão apagados e esta também será mais uma crise superada.

Nos orgulhamos em podermos continuar à sua disposição, oferecendo as melhores viagens e experiências de entretenimento no Brasil e no mundo, com os melhores preços e serviços.

Mais de 14 mil agências de viagens no Brasil são parceiras da RCA e, nestes 27 anos, já foram prestados serviços a mais de dois milhões de clientes. É por isso que seu slogan reflete também a política de atendimento: RCA. Seu destino mais feliz.

Em nome de toda a RCA Turismo, nosso muito obrigado. Esperamos que também faça parte desse clube de sucessos e satisfação garantida.

Confira também alguns dos momentos importantes da história da RCA:

RCA
Rodolpho Gerstner e os anfitriões Mickey e Minnie
RCA
Grupo Disney Teen, um dos destaques da RCA Turismo
RCA
Encontro festivo com os diretores da Disney Destinations comemorando um ano de grandes metas atingidas em 2014.
RCA
Rogério Leites, Fábio Craveiro e Fernando Nobre, gerentes da RCA, recebendo mais uma premiação das mãos da Vice-Presidente da Disney, Sharon Siskie
RCA
Casal Gerstner recebendo um dos vários prêmios outorgados pela Disney
RCA
Um dos diversos eventos promovidos pela RCA. Este, em Porto Alegre

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *