Blog posts

Apollo 11: 50 anos da chegada do homem à Lua

Apollo 11: 50 anos da chegada do homem à Lua

Curiosidades

No dia 20 de julho de 1969 a corrida espacial ganhava mais um episódio memorável. O mundo parou para ver o pouso da nave norte-americana Apollo 11 na Lua, transmitido mundialmente pela TV e assistido por mais de 500 milhões de pessoas. Há 50 anos o homem dava início a uma nova e brilhante fase de desenvolvimento tecnológico e de exploração do universo onde estamos inseridos.

A Apollo 11 levou três astronautas: Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin E. “Buzz” Aldrin Jr. A missão foi lançada do Centro Espacial John F. Kennedy, o Kennedy Space Center, na Flórida, através do foguete Saturno V. O sucesso da aterrissagem encerrou a Corrida Espacial e realizou o principal objetivo do ex-presidente John F. Kennedy, afinal ele já dizia que o homem teria que aterrissar na Lua e voltar em segurança para a Terra antes da década terminar. Missão cumprida.

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar em solo lunar, dizendo uma frase memorável e muito representativa: ” “É um pequeno passo para [um] homem, mas um grande salto para a humanidade”. A Lua foi alvo de uma competição entre a antiga URSS e os EUA, durante a Guerra Fria, ambas potências detendo muito conhecimento e tecnologia. Em agosto de 1955 as duas nações anunciaram que lançariam um satélite à Lua o mais rápido possível. Em outubro de 1957 os soviéticos saem na frente e lançam o satélite artificial na órbita terrestre, o Sputnik 1. Quatro anos depois, Yuri Gagarin, astronauta soviético, se torna o primeiro homem a viajar no Espaço e dar uma volta completa no globo. Em resposta, oito anos depois, a missão norte-americana pousa na Lua.

Imagens do pouso

Local do lançamento

A nave responsável pela missão Apollo 11 foi lançada da base da NASA no Kennedy Space Center. O complexo abriga muitas experiências e tours de ônibus que permitem aos visitantes uma visão mais próxima das áreas restritas. Um dos pontos altos é o Centro Apollo – Saturno V, um grande museu construído ao redor do veículo de lançamento, o Saturno V, restaurado e com um objeto muito interessante: a cápsula Apollo.

Com teatros que permitem uma experiência única, os visitantes podem reviver partes do programa Apollo, além deles simularem o interior de uma sala de lançamento e a aterrissagem da própria Apolo 11.

Kennedy Space Center

O legado da Apollo 11

A NASA já anunciou que vai abrir a Estação Espacial Internacional para turistas a partir de 2020. Em março deste ano, uma cápsula foi enviada para o espaço, uma parceria da empresa SpaceX e a Agência Espacial Americana, comprovando a possibilidade do envio de passageiros.

Os planos de voltar à Lua estão no projeto de 2024, desta vez, desembarcando a primeira mulher no local. Os Estados Unidos seguem com a ideia de saber mais sobre o satélite e outros planetas como Marte.

Contudo, depois da chegada do homem à Lua, algumas tecnologias inovadoras na época facilitaram o nosso dia a dia. Alguns exemplos são os controladores digitais de voo, incluindo os de aviões comerciais que percorrem o mundo todo. A exploração espacial foi responsável por estudos que possibilitaram a invenção de termômetros auriculares, GPS, lentes de óculos resistentes a arranhões e até as “papinhas de bebê”.

Apollo 11
Manchete do jornal Thw New York Times

A chegada do homem à Lua foi um dos pontos mais marcantes da história mundial e tem impacto até os dias de hoje. Uma visita ao Kennedy Space Center é uma experiência que muda a visão de qualquer um sobre a exploração espacial. O complexo conta sobre essa e muitas outras missões importantes para a humanidade.

Faça uma visita ao Kennedy Space Center, compre o seu ingresso clicando aqui.

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *