Blog posts

Viaje pelo Brasil através dos Sabores da Culinária Típica de Cada Região

Viaje pelo Brasil através dos Sabores da Culinária Típica de Cada Região

Dicas

Com proporções continentais, solo fértil e culturalmente rico, o Brasil possui gastronomia tão diversa quanto seu povo.

Composto pela mistura das heranças indígenas, africanas e dos povos colonizadores, o Brasil tem em seu caldo cultural, muito temperado pelas belas paisagens e monumentos históricos de norte a sul.

Mas a pergunta frequente que fazemos diante de tanta variedade gastronômica é: Qual é a comida típica Brasileira? Talvez essa pergunta não possua uma resposta definitiva e a melhor forma de encontrarmos uma maneira de analisar essa questão seja separarmos as regiões geográficas a fim de compreendermos melhor suas influências históricas.

Afinal, a comida revela a identidade e cultura do povo de cada região, seja o churrasco gaúcho, o tacacá amazônico, o acarajé baiano, a moqueca capixaba ou pão de queijo mineiro.

Confira a lista de pratos típicos do Brasil que separamos por regiões e se aventure na cozinha durante o período de quarentena:

Região Norte:

Tacacá: Elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava. Por ser uma espécie venenosa, o líquido extraído da mandioca brava é levado ao fogo para cozinhar por muitas horas a fim de eliminar o veneno. Os índios, inventores desta iguaria, usavam o tucupi para o preparo do pato selvagem, que assavam, no fogão de pedra. A receita guarda a forma artesanal cultivada pelos índios da região. O prato, servido quente, leva ainda camarão seco e jambu, folha típica da região que proporciona uma leve dormência na boca de quem experimenta o tacacá. Grande parte dos pratos característicos da região norte têm origem indígena.

Tacacá

Região Nordeste:

Acarajé: Típico da Bahia, é feito a partir do bolinho de feijão fradinho preparado de maneira artesanal, na qual o feijão é moído em um pilão de pedra, temperado e posteriormente frito no azeite de dendê fervente. Pode ser cortado ao meio e recheado. Entre os recheios mais comuns estão vatapá (alimento à base de camarão seco, pão, leite de coco, amendoim e castanha de caju), caruru, camarão refogado, pimenta e salada de tomates verde e vermelho com coentro. A origem do acarajé remonta à vinda de escravos africanos e hoje é apreciada por turistas brasileiros e estrangeiros. Em 2012, as baianas do acarajé foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia.

Acarajé

Região Centro-oeste:

Arroz/Galinhada com pequi: De aroma e sabor próprios, o pequi – fruta típica do cerrado brasileiro – é usado inteiro ou em polpa nos estados que estão sob as fronteiras do centro-oeste do país. A galinhada, preparada com arroz, galinha caipira e pequi, é uma iguaria apreciada tanto por moradores locais, quanto por turistas que buscam novidades gastronômicas. O fruto também costuma ser consumido puro, mas para isso é preciso cuidado, já que ele é repleto de espinhos entre sua parte mais macia e o caroço e, por isso, pode acabar machucando a boca.

Arroz/Galinhada com pequi

Região Sudeste

Moqueca capixaba: prato típico do Espírito Santo feito de peixe cozido com vegetais e frutos do mar. Com variações na receita, a moqueca está no cardápio de grande parte dos restaurantes locais e pode ser feita com vários tipos de peixes, tais como dourado, badejo e cação. Com traços da cultura indígena, um dos itens característicos da tradicional moqueca capixaba é a panela de barro.

Brasil
Moqueca

Pão de queijo: um dos símbolos da culinária mineira, o aperitivo é, apesar do nome “pão”, um tipo de biscoito de polvilho azedo e /ou doce, ovos, sal e, claro, o famoso queijo de minas. Não se sabe a exata origem do pão de queijo, mas muitos acreditam que a receita tenha surgido nas fazendas mineiras entre os séculos XVIII e XIX. Esta teoria considera que, na época dificilmente se encontrava a farinha de trigo, matéria-prima dos pães clássicos, de forma que as cozinheiras mineiras substituíram o ingrediente pelo polvilho, derivado da mandioca, tubérculo com origens nacionais.

Brasil
Pão de Queijo

Região Sul

Churrasco: preparado em todo o Brasil, o churrasco é um dos alimentos característicos do Rio Grande do Sul. Uma das versões mais aceitas para a origem desta tradição remete a meados do séc. XVII, quando o gado era abundante na região e a parte do animal mais valorizada pelo comércio era o couro. No meio dos pampas gaúchos, os Tropeiros (como eram conhecidos os transportadores), se alimentavam da carne bovina tendo como materiais disponíveis apenas espetos de madeira para suspendê-la e o fogo mantido aceso em um buraco no chão. Quem visita o estado conta com diversas opções de churrascarias que mantém a técnica tradicional de preparo.

Brasil
Churrasco

Gostou das nossas sugestões? Conte para nós qual desses pratos típicos do Brasil você já experimentou e quais outros pratos são típicos da sua região.

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *