Blog posts

Barcelona: a cidade da arte moderna

Barcelona: a cidade da arte moderna

Destinos Internacionais, Dicas

Barcelona se destaca como capital da província de Catalunha e pelo cenário cultural importantíssimo, cheia de história e arte. Ao sul dos Pirineus, na fronteira com a França, a cidade é famosa pelas praias e por uma vida constantemente agitada, com uma das melhores noites da Europa. A terra de Gaudí e Domènech i Montaner é a de prédios coloridos, praças com projetos arquitetônicos incríveis, museus riquíssimos e construções únicas, prato cheio para qualquer turista. Com uma gastronomia muito voltada aos frutos do mar, legumes e vegetais, alguns pratos são não só típicos como obrigatórios para quem visita Barcelona e quer provar a típica culinária catalã.

Barcelona
Barcelona – Park Guell, Spain

O clima costuma ser bem delimitado pelas estações do ano. O verão costuma ser quente mas nada de temperaturas extremas, a chuva também não aparece muito até o comecinho do outono europeu. Se você planeja ir no inverno, o clima costuma ser ameno com a possibilidade de neve e geadas em certos dias ao longo da estação. Pra conhecer a cidade por completo, listamos 10 lugares imperdíveis para você visitar, confira:

01. A Sagrada Família
A Igreja mais famosa de Barcelona é um grande templo católico desenhado e projetado por um dos arquitetos mais famosos do mundo: Antoni Gaudí. O templo é considerado por muitos a obra prima do catalão e o expoente da arquitetura modernista catalã. A Sagrada Família teve seu projeto iniciado  em 1882 e em 1883, Gaudí assumiu. O projeto arquitetônico é tão especial que a previsão para a finalização é para o ano de 2026, centenário da morte de Gaudí. O templo foi projetado para ter três fachadas: Fachada da Natividade, Fachada da Paixão e a Fachada da Glória, os dois primeiros já foram finalizados e em 2019 começaram a construção da Fachada da Glória. O local foi incluído pela UNESCO no Sítio do Patrimônio Mundial em 2005 e é o principal cartão postal da cidade, um dos pontos turísticos mais visitados e importantes da Espanha.

Barcelona

02. Parc Güell
Barcelona é famosa por ter vários parques bem interessantes e Parc Güell é o mais famoso. Um grande projeto urbano com inspirações arquitetônicas, o local foi projetado para ser um condomínio de luxo, concebido por Gaudí e Güell. O conjunto foi um fracasso comercial e acabou sendo vendido para o Município de Barcelona, sendo inaugurado como parque público.  O local é reconhecido como Monumento Histórico Artístico de Espanha, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e Sítio Obras de Antoni Gaudí. No local é possível ver a casa onde Gaudí morou por quase 20 anos e onde funciona a Casa Museu Gaudí, com objetos pessoais e obras do arquiteto como acervo.  O parque é cheio de esculturas e mosaicos coloridos e apresenta uma mistura de estilos: romântico, pré-romano, barroco, dentre outros.

03. Casa Batlló & Casa Milá
A Casa Milà (também conhecida como La Pedrera) e a Casa Batló foram projetos de Antoni Gaudí para duas casas de famílias influentes na sociedade catalã. A Casa Milà foi construída para Roger Segimon de Milà, o local não possui nenhuma linha reta e brinca com o imaginário dos visitantes, tornando a visita mais empolgante. A casa Batlló foi a inspiração para que Roger de Milà contratasse os serviços de Gaudí, a ideia de Batlló era se destacar na rua onde morava e pediu para Gaudí construir algo inesquecível. O arquiteto, inspirado na vida marinha, brincou com as escamas de animais e as cores bem destacadas para construir uma das casas mais bonitas de toda Barcelona. Ambas são Patrimônio Mundial da UNESCO e com a possibilidade de serem alugadas para eventos. As casas são interessantes pelo trabalho arquitetônico e pela vista que elas proporcionam para a cidade.

Barcelona

04. Palau de la Musica Catalana
O Palácio é um auditório de música localizado na capital catalã. Projetado pelo arquiteto Lluís Domènech i Montaner, a construção demorou um pouco mais de três anos para ser finalizada. O local foi palco de grandes eventos e conta com uma beleza além dos espetáculos que são apresentados, a própria arquitetura é um show a parte. A capacidade da sala de concertos é de 2.049 pessoas.

05. Parc de la Citadeulla
O Parc de la Citadeulla foi, por muito tempo, o único parque da cidade. O local foi construído em um antigo terreno cercado pela fortaleza que protegia a cidade. O parque teve sua construção inspirada no Jardim de Luxemburgo de Paris. Com mais de 174.200 metros quadrados, o local está pertinho de outros pontos turísticos muito importantes e é onde o zoológico de Barcelona se encontra. O Parlamento da Catalunha também tem sua sede no antigo Arsenal da Cidadela.

06. Camp Nou
O estádio de um dos maiores times do mundo está em Barcelona. O Camp Nou era Estadi del Fútbol Club Barcelona até o início de 2001 e foi renomeado para “Campo Novo” na tradução do catalão depois de uma breve reforma e votação popular. Quando falamos de capacidade, o estádio do Barça é o maior do mundo e se tornou ponto turístico. Além de visitar o estádio é possível visitar o Museu do Barcelona, onde estão as taças e prêmios do time.

Barcelona

07. Las Ramblas
Las Ramblas é uma via muito famosa na cidade de Barcelona. Uma rua larga, de grande movimentação de pedestres, lojas, restaurantes, cafés e barzinhos super interessantes, o local é o ponto certo para turistas conhecerem a cultura catalã. Las Ramblas é a junção de pequenas ruas, por isso seu nome no plural. Chegando a ter 1,2km de comprimento, é divida em cinco “partes”: Rambla das Calhas, Rambla dos Estudos, Rambla de São José, Rambla dos Capuchinhos e Rambla de Santa Mônica. O local vive lotado de turista e é perto de importantes pontos turísticos como o Gran Teatro do Liceu e o Monumento a Colombo.

08. Montjuic
Montjuic é uma região de Barcelona que está cheia de atrativos para vários gostos. Se você gosta de  esportes, cultura e história, a região é o local certo! Com atrações incríveis, é possível conhecer o parque olímpico, jardim botânico, Museu Nacional de Arte da Catalunha, um castelo medieval e até a Fundação Joan Miró. A montanha garante uma vista privilegiada de Barcelona e foi sede da exposição internacional de 1929 e coração das olimpíadas na cidade em 1992.

09. Museu Picasso 
O local que se dedica à arte do pintor espanhol Pablo Picasso, que nasceu em Málaga mas adotou Barcelona como casa, é passagem obrigatória para os que visitam Barcelona. Lá é possível ver obras do artista em um acervo com mais de 3.500 peças, das fases iniciais do artista até seu auge. As salas são divididas de acordo com o amadurecimento e aprimoramento do pintor. O local contém a coleção mais completa do mundo e foi construído pelo amor do artista pela capital catalã.

10. Bairro Gótico
Um dos quatro bairros que formam o distrito de Ciutat Vella, o bairro Gótico leva esse nome pelas construções que o constituem. A estrutura do bairro ficou intocada até o século XIX, período em que chegaram as grandes transformações estruturais. As principais são as mudanças de cemitérios paroquiais em praças públicas e a derrubada de muralhas antigas que rodeavam a região. Entretanto é possível ver alguns destroços dessa muralha na Praça da Catedral de Barcelona. A região conta com uma capela gótica que pertencia a um palácio antigo e que, atualmente, é conhecido como Capela do Palácio. O local é cercado de história como a Catedral de Barcelona, o Templo Augusto, Praça do Rei, As Muralhas Romanas, Praça de Sant Jaume.

Barcelona é uma cidade incrível, cheia de história e que respira arte. Reserve já seu pacote com a

 

RCA Turismo e conheça todas essas maravilhas! Clique aqui

 

 

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *