Blog posts

Barcelona: encantos de Gaudí a Messi

Barcelona: encantos de Gaudí a Messi

Dicas

A cidade de Barcelona é a capital da comunidade autônoma da Catalunha, ao leste da Espanha. A cidade é mundialmente conhecida por conta do futebol de primeira categoria, destaque em grandes campeonatos e estrelas da bola dos mais diversos países. Além do show dentro das quatro linhas, Barcelona é toda trabalha em linhas não tão retas assim, obras-primas de Antoni Gaudí.

A cidade tem a sexta área urbana mais populosa da União Europeia, depois de Paris, Londres, Madrid, Ruhr e Milão. É, também, a maior metrópole do Mar Mediterrâneo e foi fundada como uma cidade da Roma Antiga. Sua existência remonta desde muito tempo e após a união da Espanha como conhecemos hoje, a região apresenta uma luta significativa pela independência total do reinado espanhol.

Com muita história e uma herança cultural única, Barcelona é um dos mais importantes polos culturais do mundo. O destino também é um dos grandes centros turísticos, além de econômicos e comerciais dentro da Espanha. Terra de grandes artistas como Joan Miró, Antoni Tàpies, Ramon Casas, Marià Fortuny e Salvador Dalí.

Conhecida por hospedar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992, o local também conta a sede da União para o Mediterrâneo e várias obras intituladas como Patrimônio Mundial da UNESCO.

A locomoção é muito fácil, com uma rede de estradas e linhas ferroviárias que ligam a cidade ao resto do país, além de França e demais países da Europa, o transporte é algo muito prático, sendo de fácil acesso e adaptação a qualquer turista. Vale lembrar que a Catalunha tem dois idiomas oficiais: o Espanhol (castelhano) e o Catalão, então é normal encontrar informações e placas com as duas línguas. São muitos os locais que você não pode deixar de conhecer em Barcelona, confira alguns:

• Poble Espanyol

A Poble Espanyol é um museu arquitetônico a céu aberto. Construído para a Barcelona International Exposition 1929, o local virou um museu com que recria como uma população de um vilarejo espanhol vivia antigamente, com teatro, restaurante e até uma área dedicada a arte contemporânea.

A área de Poble Espanyol recria as 15 comunidades autônomas – Andaluzia, Aragon, Asturias, Ilhas Baleares, País Basco, Cantabria, Castilla- La- Mancha, Castilla y León, Catalunha, Valência, Extremadura, Galícia, Comunidade de Madrid, Murcia e Navarra. Ilhas Canárias e La Rioja não estão representadas.

• Casa Milà e Casa Batlló

A casa Batló e a casa Milà eram casas normais, propriedade da elite de Barcelona mas que foram repaginadas sob o olhar do modernista Gaudí. Ambas sofreram mudanças que as deixaram com um aspecto único e é passagem obrigatória se você for para Barcelona, mesmo se você não for um arquiteto. O trabalho de Gaudí dentro e fora das casas é único e pode ser visitado ao longo do ano e com o auxilio de audioguia. A fachada das casas parece ser feita de ar e lembra muito movimentos de mar e até dunas de areia.

Barcelona
Detalhe da Casa Batlló

• L’Aquàrium Barcelona

O aquário de Barcelona é um dos mais bonitos do país, conta com mais de 450 espécies de animais e 11 mil animais no espaço. Fundado em setembro de 1995, o lugar é um dos melhores destinos para turistas que querem conhecer a cidade. Perfeito para todos os públicos e de todas as idades, é uma das melhores formas de passar uma tarde entre um passeio e outro em Barcelona.

• Gaudí Experiència 4D

Gaudí foi um dos grandes nomes da arte e arquitetura catalã, nada mais justo do que visitar um pouco da imaginação e trabalho do artista em 4D. A Gaudí Experiència é uma forma de mostrar a inspiração de Gaudí, além de proporcionar momentos inesquecíveis aos visitantes ao entrar no espaço expositivo de audiovisual que, com o auxilio da tecnologia, é possível “entrar” no cérebro de um homem que parecia criar com o uso de computadores modernos, quando estes ainda nem existiam.

• Museu do Modernismo (MMBcn)

O Museu do Modernismo de Barcelona é o único dedicado ao Modernismo Catalão e reúne diferentes elementos artísticos em um edifício igualmente modernista,. Entre pinturas, esculturas e mobiliários e vitrais de 42 artistas deste movimento artístico. O acervo, em grande parte, é da coleção privada da família Pinós-Guirao. Algumas peças são inéditas e ainda conta com peças de Joaquim Mir, Gaudí, Ramon Casas e Santiago Rusñol.

• Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA)

O Museu de Arte Contemporânea de Barcelona é dedicado à exposição de obras feitas durante a segunda metade do século XX. Sua localização é um ponto chave importante para os turistas que gostam de explorar a cidade a pé, o edifício é perto do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona. O MACBA recebe muitos incentivos do governo para manter seu acervo sempre atualizado e muito bem montado.

• Museu Barcelona FC + Tour

O Barcelona é um dos maiores times de futebol do mundo, recebe muitas partidas no estádio Camp Nou, o estádio com maior capacidade de público na Europa e um dos maiores do mundo. A experiência pode começar pelo jogo de futebol, mas não precisa acabar em 90 minutos, é possível fazer uma tour pelo museu do time, entrar no vestiário e até fazer o percurso que os atletas realizam para chegar ao campo, chegando a pisar no gramado. O visitante ainda pode conhecer o banco de reserva, sala de imprensa e até os assentos presidenciais.

Barcelona
Camp Nou, o campo do Barcelona FC

• Colonia Güell & Gaudí’s Crypt

A Cripta da Colónia Güell está localizada no bairro de Santa Coloma de Cervelló. Fundado por Eusebi Güell em 1898, atualmente só é possível ver a cripta, uma área não muito visitada das igrejas. Este fragmento é uma das obras primas de Gaudí. O plano era construir uma igreja mas acabou-se mudando de ideia, o desenho da construção feito por Gaudí existe, mas sem grandes detalhes. A construção não seguiu por conta da intuição do artista, achando melhor que ela continuasse do jeito que estava.

O arquiteto tinha muito disso em seu dia a dia no trabalho, ele seguia sua imaginação e fazia o que achava que encaixaria melhor, entretanto a Cripta, no entanto, ficou de tal maneira inacabada que só através do desenho é possível ter uma vaga ideia de como Gaudí tinha imaginado a sua obra, com muitas semelhanças com aquela que viria a ser sua obra-prima A Sagrada Família. A Cripta e o Parque Güell foram feitos da mesma forma, com uma aproximação com a natureza.

Barcelona
Arquitetura catalã

Barcelona é uma cidade com muitos pontos turísticos e lugares para se apreciar a natureza e o clima local. Vale a pena ter uma perspectiva além do que já é conhecido e muito visitado.

Garanta o cartão Barcelona Pass e curta essas e outras opções de atrações por um preço único. Compre aqui.

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *