Blog posts

Foz do Iguaçu: Maravilhas naturais, história e muita diversão

Foz do Iguaçu: Maravilhas naturais, história e muita diversão

Destinos Nacionais

Foz do Iguaçu, localizada no estado do Paraná, é uma das cidades mais visitadas do país. É o famoso município que abriga as incríveis Cataratas do Iguaçu. A cidade é a porta de entrada para o lado brasileiro da atração: uma das maiores cachoeiras do mundo que faz fronteira com Brasil, Paraguai e Argentina. Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais proporciona atrações e opções de entretenimento para os mais diversos tipos de viajantes, para toda a família e todos os gostos.

Cataratas do Iguaçu

Por ser tão procurada durante o ano todo, é uma das cidades brasileiras com mais infraestrutura para auxiliar turistas e viajantes que estão de passagem pela cidade. O local está repleto de hotéis, resorts e restaurantes que agradam a todos.

Gastronomia

A cidade de Foz, por conta da proximidade com países latinos vizinhos e também da própria colonização europeia, tem uma gastronomia deliciosa, com destaque para as opções inspiradas na culinária portuguesa e libanesa.

Peixes assados são pratos típicos

Entretanto, os pratos típicos de Foz do Iguaçu são o Pirá de Foz, feito com Surubim (peixe típico da região) e o Dourado Assado, peixe também tradicional no estado do Paraná. Esse último, inclusive, proporciona um desafio muito disputado, o Concurso do Dourado Assado, que atrai muitas pessoas a Foz do Iguaçu. O prato é comercializado até nas redes de fast food de Foz.

Turismo

Com uma infraestrutura repleta de opções para todos os públicos, a cidade conta com inúmeros de passeios. Confira.

Cataratas Brasileiras

As Cataratas são formadas por um conjunto de 275 quedas d’água no rio Iguaçu. A atração está localizada entre a Argentina e o Brasil. O local e toda a região em volta é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Os parques ao redor das Cataratas foram criados em 1934 e 1939, na Argentina e no Brasil, respectivamente. Ambas as áreas têm como proposito proteger e informar os visitantes da importância do cuidado com a natureza e o meio ambiente ao redor. Esses parques passaram a ser considerados Patrimônios da Humanidade a partir de 1980.

Apesar de estar a 24 km de distância das Cataratas, o centro de Foz do Iguaçu também conta com atrações relacionadas às Cataratas. Ali é possível ver diversas exposições de fotos das Cataratas, painéis com mapas do Parque e até uma loja especializada em souvenirs da atração.

Cataratas do Iguaçu

Em épocas de chuva, ela chega a ser a 3ª maior do mundo em volume de água e sua vazão aumenta em até 10 vezes, alcançando mais de 11 mil metros cúbicos por segundo, em comparação com o número normal de 1,5 mil.

Parque das Aves

O Parque das Aves é um verdadeiro achado para os apaixonados por aves e pássaros. Localizado na frente do Parque Nacional do Iguaçu, que dá acesso às Cataratas do Iguaçu, e a pouco mais de 10 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu, a atração conta com 16 hectares de selva, dos quais 7 hectares estão destinados às instalações e o restante é todo voltado para a preservação.

Parque das Aves

As visitas ao local são realizadas por passarelas sinalizadas e que conduzem o visitante pelos variados viveiros, passando por cascatas e pontes cheias de vegetações naturais e próprias da região. É possível ver pássaros e aves de outras regiões do mundo como África, Oceania e até sudoeste asiático.

Um dos viveiros mais bonitos e coloridos é o que abriga mariposas e beija-flores (colibris). Em outro ambiente também é possível encontrar jacarés e até viveiros especiais para os répteis. Durante esse trajeto você pode observar jiboias bem de perto e, no final, curtir uma ótima refeição em um restaurante que garante uma vista exclusiva para o Lago dos Flamingos.

Lago dos Flamingos

São mais de 900 aves de mais de 150 espécies, sendo a maioria de origem brasileira. E, no final, é possível sair com uma lembrança para toda a vida dessa visita: uma foto sua com uma Arara!

Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras é um dos símbolos mais bonitos da região. O ponto turístico é composto por três obeliscos localizados nas cidades Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Presidente Franco, respectivamente Brasil, Argentina e Paraguai. Inaugurado em 1903, os obeliscos são pintados com as cores de cada país e formam um triângulo que delimita o território nacional de cada nação.

Marco das Três Fronteiras

Os obeliscos oferecem uma vista incrível não somente dos países onde estão localizados, mas também dos vários pontos de interesse da região: o Rio Paraná, responsável pelo funcionamento da Usina de Itaipu, a maior geradora de energia renovável e limpa do planeta; e o Rio Iguaçu, que guarda as Cataratas do Iguaçu e é uma das Maravilhas Mundiais da Natureza.

A região também conta com inúmeras opções de restaurantes e atrações imperdíveis para toda a família.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma das mais famosas do mundo, afinal o local é líder mundial na produção de energia limpa e renovável. Localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, a visita ao local pode ser feita de algumas maneiras: Itaipu Panorâmica, Itaipu Iluminada e Itaipu Especial.

A primeira, Itaipu Panorâmica, começa com um vídeo apresentando a história e construção da barragem e segue em um ônibus de dois andares pelo exterior da represa, com o auxílio de um guia. São três paradas para apreciar a vista panorâmica do local. O trajeto ainda permite o contato com a natureza e paisagens dentro do Complexo Turísticos de Itaipu. Neste trajeto você acabará passando para o lado paraguaio da Usina.

A versão Itaipu Iluminada, segunda opção, é uma forma diferenciada de visitar o local. A visita tem o propósito de mostrar como os refletores e luminárias fazem a iluminação noturna da barragem, tudo isso sincronizado com uma trilha sonora especial para o espetáculo. A visita impressiona pelas mais de 110 luminárias e 519 refletores conectados por 60 km de fios, eletrodutos e cabos!

A terceira versão, Itaipu Especial, permite uma visita pelo interior da barragem. Com a ajuda de guias bilíngues e uma exibição de um documentário sobre a Usina, há também um passeio de ônibus com um total de 2 horas e 30 minutos de duração. Ao longo desse tempo serão realizadas sete visitas: Mirante do Vertedouro, Mirante Central, Represa de Concreto, Edifício de Produção para Observação das Catedrais, Sala de Comando Central, Canal de saída da água e a Galeria das Unidades Geradoras.

Foz do Iguaçu
Usina Hidrelétrica de Itaipu

Templo budista Chen Tjen

Foz do Iguaçu
Templo Budista Chen Tjen

Fundado em 1996 por monges e imigrantes de Taiwan, o templo budista Chen Tjen originou-se devido à prática da linha Terra Pura do Buda Amitabha, vertente dos fundadores do templo. O local é muito procurado para os que gostam de ter contato com uma cultura diferente e por aqueles que gostam de locais calmos, tranquilos, silenciosos e com contato com a natureza.

Compras Paraguai / Argentina

Falar em Paraguai e Argentina e não pensar em compras é quase impossível! Como há uma fronteira e a cultura é muito similar, é possível fazer várias compras dos mais variados produtos em ambos os países. O Paraguai continua sendo o queridinho por ser ainda mais barato. O espaço entre os países funciona como um “Duty Free” dos aeroportos, onde a mercadoria tem pouco ou nenhum imposto incluído.

Foz do Iguaçu
Paraguai, Argentina e região de Foz oferecem muitas opções de compras

É o local ideal para fazer compras para datas especiais, investir em produtos de tecnologia ou até mesmo garantir ótimas lembrancinhas da viagem!

Passeio de helicóptero

O voo de helicóptero sobrevoa as Cataratas e é um dos passeios mais encantadores na região. O passeio garante uma vista única e belíssima das cachoeiras. É possível fazer dois tipos de voos com durações diferentes:

Cataratas do Iguaçu

10 minutos – sobrevoo pelo Parque Nacional do Iguaçu e Cataratas do Iguaçu. Destaque para o sobrevoo pela Garganta do Diabo.

35 minutos – Mais completos, após o sobrevoo pelo Parque Nacional e Cataratas do Iguaçu, o passeio segue pela Hidrelétrica de Itaipu e, durante o percurso, é possível observar o Rio Iguaçu, Rio Paraná,  plantações e também o encontro de águas e a tríplice fronteira envolvendo Brasil, Argentina e Paraguai.

Macuco Safari

Um dos passeios mais radicais e divertidos de Foz, o Macuco Safari conta com barcos especialmente preparados para chegar à base das Cataratas do Iguaçu, garantindo um contato bem próximo com um dos locais mais incríveis do Brasil e do mundo!

Foz do Iguaçu
Macuco Safari

O passeio percorre 3 km em um veículo elétrico seguido de uma caminhada de 500 metros pela mata, chegando até os barcos especiais que levam os visitantes para vivenciar as emoções que as Cataratas proporcionam. A segurança fica por conta de pilotos especializados e experientes, além de, claro, todo o equipamento de segurança pessoal disponível e de uso obrigatório.

Especiais para crianças!

Todas as atrações podem ser apreciadas por visitantes de todas as idades, mas sabemos que algumas famílias gostam de se programar para atrações especialmente idealizadas para as crianças, onde elas possam não só interagir, mas também se encantar!

Complexo DreamLand

O complexo DreamLand está repleto de atrações imperdíveis e incríveis como o Museu de Cera, com 80 estátuas de famosos em tamanho real. É possível encontrar com Elvis Presley, Messi, Frank Sinatra, Amy Winehouse, Santos Dumont, Papa Francisco e muitos outros.

Outra atração dentro do complexo é o Vale dos Dinossauros, onde os visitantes encontrarão com as mais diversas espécies de dinossauros feitos em animação eletrônica. É uma aventura cheia de diversão que levará todos para o período jurássico!

O DreamLand conta também com outro espaço muito bacana denominado de “Maravilhas do Mundo”. O local garante uma visita rápida aos mais diversos monumentos mundiais. Os pontos turísticos são apresentados em réplicas em miniatura, com todo o cenário e iluminação ideais para uma representação mais fiel. É possível ver réplicas da Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos; Taj Mahal, na Índia; Esfinge de Gizé, no Egito; Torre Eiffel, na França; Pirâmide de Chichén Itzá, no México e até o Cristo Redentor, do Brasil.

Dentro do complexo ainda há o Dreams Ice Bar. O espaço garante diversão desde a forma como funciona: em seu interior, a temperatura média é de de -11ºC! Os visitantes podem se refrescar das altas temperaturas nessa estrutura feita de metal, tijolo, gesso e isopor, toda coberta de gelo. Seus bancos, balcões e até mesas e copos são esculpidos em gelo cristalino. No espaço há uma pista de dança e um bar onde é possível tomar os mais diversos drinks e até mesmo um chocolate gelado! Para participar, é óbvio, precisa de uma roupa bem quentinha, mas não se preocupe pois o complexo oferece roupas especiais para adultos e crianças.

Foz do Iguaçu
Estátua de Cera do Messi no complexo DreamLand

Parques Aquáticos (Blue Park e Aquamania)

É normal que em Foz do Iguaçu as temperaturas sejam mais elevadas. Para esses momentos, a solução perfeita é fazer uma visita aos parques aquáticos Aquamania e Blue Park!

Foz do Iguaçu
Blue Park Foz

O Aquamania conta com mais de 180 mil metros quadrados e é garantia de muita diversão para crianças, adolescentes, adultos e até idosos. O parque conta com diversas opções para os visitantes se refrescarem, seja em cascatas, tobogãs ou túneis. O Aquamania oferece armários individuais para guardar todos seus pertences, banheiros com duchas, além de espaços reservados para alimentação com lanchonetes, sorveteria e até loja de conveniência.

O Blue Park também é voltado para o público de todas as idades. O local, em Foz do Iguaçu, conta com uma praia termal artificial de 11 mil metros quadrados, com ondas e capacidade para até quatro mil pessoas por dia. A média de temperatura da água fica entre 36ºC, se mostrando o local ideal para aproveitar um momento de relaxamento em família.

Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu

Foz do Iguaçu é realmente um destino incrível, não é? Você já visitou o local? O que mais gostaria de conhecer?

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *