Blog posts

Marrocos: Terra de cultura e história

Marrocos: Terra de cultura e história

Dicas

Famoso pelas cores, sabores e pela cultura animada, o Marrocos é um dos países mais visitados da África. Caracterizado por uma geografia montanhosa, grandes extensões de deserto e, ainda assim, um longo litoral ao longo do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico, o local tem muito a acrescentar aos mais diversos tipos de turistas.

O país é conhecido por histórias como a do filme Casablanca e a novela global O Clone, onde o plano de fundo eram cidades marroquinas e toda a cultura local. A religião predominante é o Islã, e isso tem um profundo impacto na sociedade e cultura do país. Suas línguas oficiais são: árabe e Tamazight. Outros idiomas como o dialeto marroquino, Darija, e o francês também podem ser escutados nas ruas, ainda que com menos frequência. Confira algumas cidades que você não pode deixar de fora e faça já as suas malas:

Marrakech

Marrakech é uma antiga cidade imperial, importante centro econômico do país e ainda conta com mesquitas, palácios e jardins. Conhecida como “cidade vermelha”, é a quarta maior cidade do país e a que mais atrai turistas. Aproveite para conhecer a praça mais famosa da cidade, a Jemaa el-Fna. Outros pontos turísticos muito importantes são: O Palácio Bahia, construído no século XIX em estilo árabe-andalusino ou marroquino; a mesquita Cutubia, a maior mesquita e um dos monumentos mais representativos da cidade de Marraquexe; Túmulos Saadianos, um mausoléu coletivo onde estão sepultados cerca de 60 membros da dinastia saadiana, que reinou em Marrocos nos séculos XVI e XVII e os Jardins da Menara, um parque e conjunto de hortas construídos em cerca de 1130 pelo califa almóada Abde Almumine, o fundador da cidade.

Marrocos
Muralhas de Marrakech

Fez

Fez é muitas vezes chamada de “capital cultural” do país e é a segunda maior cidade do Marrocos. A uma distância de um pouco mais de 200 km da capital, Rabat, Fez tem muitos pontos turísticos e uma enorme importância histórica. Um dos principais pontos é a Medina de Fez, com uma arquitetura medieval. A cidade também é conhecida pelos animados mercados e pela atmosfera e conservação de locais representantes do Velho Mundo. Em Fez está localizada a universidade mais antiga do mundo ainda em funcionamento, fundada em 859, a Universidade al Quaraouiyine, e os turistas podem visita-la.  

Marrocos
Curtume de Fez

Casablanca

Casablanca é uma das cidades mais famosas do Marrocos, seja pelo filme ou pelo cenário deslumbrante. Cidade portuária e um centro comercial muito importante, a cidade é banhada pelo Oceano Atlântico. Sua arquitetura mescla o estilo mouro-andaluz com o art déco francês e possui muitos pontos turísticos incríveis, como por exemplo: Mesquita Hassan II; Catedral do Sagrado Coração de Casablanca; Museu Judaico Marroquino; Velha Medina e o Rick’s Café, muito procurado pelos turistas.

Mesquita Hassan II em Casablanca

Tânger

Tânger é outra cidade portuária marroquina, dessa vez situada no Estreito de Gibraltar, sendo um ponto de passagem entre África e Europa desde os tempos dos fenícios! O local tem muita história e cultura espalhados pelas ruas da cidade, sendo um verdadeiro espetáculo aos olhos dos visitantes. Não deixe de visitar o Museu da Legação Americana; Medina Dar el Makhzen; a praça Grand Socco e caminhe pela ampla avenida Avenue Pasteur, com cafés do século XIX. O mais legal é que a cidade está tão próxima do continente europeu que conta com balsas que ligam Tânger até o sul da Espanha, percorrendo uma distância de 16 km.

Grand Mosque Tânger

Marrocos e seus detalhes

  • Chá é a bebida mais popular do país, eles amam chá!
  • É comum comer com as mãos, só atenção para não usar a esquerda. É considerado falta de respeito usar a mão esquerda para comer.
  • Ao entrar em casas e mesquitas, lembre-se de tirar o sapato na entrada.
  • Os típicos mercados locais estão cheios de pessoas e é importante prestar atenção por onde anda. E atenção extra se escutar “Balak!” significa “Cuidado”. Fique de ouvidos abertos!
  • Encontrar álcool não é fácil. Após às 19h, nem os locais autorizados a venderem bebidas alcoólicas podem comercializar.
  • “Shukran” é a forma de dizer “obrigado” em árabe.
Cidade de Chefchaouen, no Marrocos

Garanta sua viagem para o Marrocos e comprove essa cultura toda com seus próprios olhos. Compre aqui seu pacote.

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *