Blog posts

Lives com Curadores do MASP: A história por trás da arte

Lives com Curadores do MASP: A história por trás da arte

Dicas

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) disponibilizou alguns conteúdos digitais para continuar levando arte ao público enquanto estiver fechado.

Com a programação suspensa desde 17 de março, devido ao período de isolamento social causado pela Covid-19, o MASP está promovendo lives com curadores e convidados em seu perfil no Instagram. A atividade acontece às segundas e às sextas, às 18h. A primeira live, marcada para hoje, segunda (13 de abril), terá como convidados o diretor artístico do museu Adriano Pedrosa e a curadora-adjunta de histórias Lilia Schwarcz.

Pedrosa e Lilia falarão sobre o termo “histórias”, que se traduz no museu como uma noção plural da arte e do contexto social.

Essa forma de pensar a programação tem sido presente desde 2016, quando se falou das diferentes formas de se ver a infância. A exposição reuniu múltiplas e diversas representações da infância de diferentes períodos, territórios e escolas, da arte africana e asiática à brasileira, cusquenha e europeia, incluindo arte sacra, barroca, acadêmica, moderna, contemporânea, e a chamada arte popular, bem como desenhos feitos por crianças.

Em 2019, foi a vez de olhar para a produção de artistas mulheres. A exposição “Histórias das Mulheres” apresentou quase cem trabalhos, que datam do século 1 ao 19.

Em 2020, por sua vez, o enfoque escolhido foi histórias da dança, que propõe uma reflexão sobre políticas de corpos em movimento. Essa perspectiva expandida permite questionar o que é dança e coreografia, quais corpos dançam, o que os move e como eles se movem, com trabalhos de diferentes períodos, geografias e suportes.

A nova série MASP “[curadoria] em casa” leva ao Instagram, Facebook e Twitter comentários de curadoras e curadores sobre uma imagem relacionada ao museu a partir de uma perspectiva pessoal. Pode ser uma obra, um detalhe da arquitetura, uma exposição, uma atividade, uma palestra ou um seminário, do passado recente ou remoto.

Já o MASP Áudios, aplicativo gratuito disponível para download, reúne cerca de 170 comentários feitos por curadores artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais icônicas do acervo. Está disponível para download na App Store e no Google Play.

O canal do YouTube traz os vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições. No Google Arts & Culture ainda é possível fazer um tour virtual e explorar a exposição permanente do MASP, o “Acervo em Transformação”.

A Pinacoteca (@pinacotecasp) também está mantendo seu público próximo durante o período de quarentena com a iniciativa #pinadecasa, para a qual publica em suas redes sociais diariamente uma obra da coleção do museu acompanhada de curiosidades, dados históricos e explicações dos curadores

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *