Blog posts

Mendoza: diversão acompanhada de muito vinho!

Mendoza: diversão acompanhada de muito vinho!

Destinos Internacionais, Dicas

A cidade de Mendoza fica um pouco longe da capital da Argentina mas também tem o título de capital: do vinho! O local é responsável por 70% da produção do país e também se destaca entre os produtores mundiais. Aos pés da Cordilheira dos Andes, a área é um deserto que foi irrigado, o que permitiu o crescimento da cidade e de sua população. Os vinhedos produtores desse vinho são irrigados pelo derretimento da neve das montanhas que cercam o local. Mendoza possui vinícolas tecnológicas e com investimentos internacionais, sendo seus principais vinhos o Malbec, Pinot Noir, Bonarda, Chardonnay e Cabernet Sauvignon.

O clima de Mendonza é bem determinado pelas estações do ano, no verão é mais comum a incidência de chuvas e temperaturas bem quentes, o outono ganha uma paisagem muito bonita com os vinhedos em tons amarelados e avermelhados por conta da estação. A chegada do inverno traz temperaturas abaixo de zero e, em áreas mais elevadas, é possível ver neve! Nos meses de julho e agosto você consegue até esquiar em locais especializados. Abaixo listamos algumas das atividades e locais sugeridos para você aproveitar ao máximo sua estadia em Mendoza e conhecer a região por completo.

Monte Aconcágua

A cidade de Mendoza tem muitos parques para o público aproveitar mas o principal é o Parque Provincial Aconcágua. Localizado a 180 km da capital da província, o local conta com mais de 70 mil hectares de área. O nome do parque vem da montanha, a maior fora da Ásia, com quase sete mil metros de altitude e, por extensão, a maior do hemisfério sul e das Américas. Na língua quéchua o nome significa “o sentinela de pedra, o teto das Américas”, devido à fama de ponto mais alto do continente americano.

O local também é perfeito para quem quer fazer trilhas, escaladas, mas permite também passeios guiados para os menos radicais. No parque mesmo você consegue ver a montanha, sem a necessidade de maiores esforços. A trilha mais comum é o Sendero Laguna Horcones com 2 km que leva até a laguna com o mesmo nome. Para os mais aventureiros é possível fazer passeios de até 20 dias que vão até o cume do monte. Na região você ainda pode visitar o centro de esqui Los Penitentes.

Parque San Martín

O parque é uma opção perfeita tanto para os moradores da cidade quanto para turistas que procuram uma área para prática de esportes ou apenas passear. O local fica no centro de Mendoza e é onde está o Estádio Malvinas Argentinas, construído para a Copa do Mundo de 1978. O parque também abriga o Parque de La Ciencia Eureka, e é possível fazer piqueniques depois de ir ao Cerro de La Gloria, um mirante rodeado de estátuas.

Museus e passeios culturais

A cidade de Mendoza possui muitos museus, o principal deles sendo o Museo del Area Fundacional. O local expõe verdadeiras relíquias da cidade, objetos e até fotos históricas de como a cidade era antes do famoso terremoto que a devastou em 1861. O bom desse museu é que a localização ajuda muito, o local é pertinho das Ruínas Jesuíticas de San Francisco, construído entre 1716 e 1731, declarado Monumento Histórico Nacional. O interessante é que o prédio é um dos poucos locais onde é possível observar a arquitetura de Mendoza antes do terremoto.

Outros locais interessantes para quem é ratinho de museu, teatro e outros passeios culturais são: Museo Municipal de Arte Moderna, Biblioteca Municipal Ricardo Tutela, Museo del Pasado Cubano, Museo y Biblioteca General San Martín, Teatro Municipal Julio Quintanilla, Teatro Municipal Gabriela Mistral e Pinacoteca Sanmartiniana.

Vinícolas de Mendoza

É impossível não citar vinhos quando falamos de Mendoza, o local é muito rico em ótimas vinícolas onde é possível visitar e degustar ótimos vinhos. Além de beber e comprar, você ainda consegue aprender um pouco e participar do processo da produção da bebida. O passeio também traz muito da arquitetura e história da cidade, visto que a maioria das produtoras estão em prédios antigos. Sendo todas produções familiares tradicionais, centenárias, também são outro atrativo de destaque.

As principais vinícolas estão no eixo de Mendoza, San Juan e San Luis, a região concentra mais de 90% das bodegas produtoras de vinhos exportados para o mundo. A produção de vinho em Mendoza se divide pelas regiões: por exemplo, no norte são os vinhos brancos, tintos jovens; leste fica com a maior produção para todos os tipos de vinho; Valle de Uco, pelo clima mais frio e altitude, produz os mais ácidos; no sul a produção de é D.O.C (Denominación de Origen Controlada) que coloca as características específicas da região na produção.

Vida noturna & Festivais

A cidade de Mendoza é riquíssima na diversidade de bares, restaurantes e points de encontro para curtir a vida noturna. O principal endereço é a Avenida Aristides Villanueva onde os bares funcionam de terça até domingo.  Os principais bairros que abrigam as melhores baladas da cidade são em Challao onde as baladas funcionam o ano todo e as noitadas começam às 22h.

Agora, se você curte algo mais livre e seu estilo é mais para festivais, fique tranquilo, existe diversão para você também! Ao longo do ano você encontra várias festas típicas mas a principal é a Fiesta Nacional de la Vendimia, de dezembro até março, onde se comemora a colheita das uvas. Em novembro acontecem os festivais Cantapueblo e La Fiesta Coral de América. Julho é a vez da Fiesta Provincial de la Nieve.

Se interessou? Faça a reserva da sua viagem para aproveitar nossas dicas e muitas outras atrações de Mendoza! Clica aqui e confira todos os pacotes oferecidos para a capital do vinho.

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *