Minas Gerais é um dos estados brasileiros mais importantes para a história nacional e com uma forte influência pelo país. Seja com artistas famosos, prédios históricos, personagens notáveis e até mesmo pela gastronomia única, é impossível encontrar alguém que não se apaixone por Minas Gerais e suas cidades históricas.

São inúmeros os municípios que abrigam resquícios de um Brasil colônia, como por exemplo São João del Rei, Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto e Mariana. Confira um pouco mais sobre essas cidades e tudo que o estado tem a oferecer.
Gastronomia
A comida em Minas Gerais é uma das mais queridas e “copiadas” pelo Brasil. Muito conhecida como “comida caseira”, ela tem gosto de casa, de família reunida em domingos para aquele almoço especial. Os pratos agradam a todos os gostos, há diversas opções de pratos salgados e doces. Alguns dos mais tradicionais são: leitão à pururuca, feijão tropeiro, frango com quiabo ou ao molho pardo e claro, o clássico pão de queijo!

Minas consegue resgatar as raízes brasileiras com ingredientes típicos do país e com receitas que passam de geração em geração. Outro ponto forte é que a comida é levada, muitas vezes, como souvenir pelos visitantes que passam pela região. Afinal, quem não gosta de um bom queijo acompanhado de um ótimo doce de leite?
São João del Rei
A cidade de São João del Rei está localizada no chamado “Campo das Vertentes”. Sua origem se deu ainda no século XVIII e foi fundada por um bandeirante paulista. Com uma geografia repleta de serras, é um dos destaques da Serra da Mantiqueira. O local está repleto de edifícios históricos, casas do período colonial e até do tempo da fundação, além das famosas ruas e vielas de paralelepípedo que dão um ar de filme ao dia a dia da região.

O Centro Histórico da cidade apresenta inúmeras linhas arquitetônicas, além do tradicional Barroco mineiro. São João del Rei também é muito conhecida por sua vida agitada durante o dia e durante a noite, afinal é uma cidade universitária e recebe centenas de alunos novos todos os anos. A cidade tem algumas personalidades famosas como o ex-presidente Tancredo Neves.
Vale a pena conhecer alguns dos inúmeros patrimônios históricos e culturais. A cidade conta com o museu em homenagem ao ex-presidente nascido no local, o Memorial Tancredo Neves, também conhecido como Fundação Presidente Tancredo Neves, onde é possível ver toda a trajetória e o acervo referente à memória de Tancredo.
Outros pontos turísticos são: Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Museu da Arte Sacra, Solar da Baronesa, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Fortim dos Emboabas e não deixe de passar pela Rua Santo Antônio, também conhecida como “Rua das Casas Tortas”, o local foi o caminho dos bandeirantes ao desbravar o terreno e fundar a cidade.
Tiradentes
A cidade de Tiradentes se tornou um verdadeiro centro da arte barroca em Minas Gerais e no Brasil. Há centenas de obras espalhadas pela cidade e ainda bem preservadas de um dos estilos mais caricatos da Arte. Vários pontos turísticos são considerados patrimônios históricos nacionais.

Se você estiver de passagem pelo local, não deixe de visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída em 1710, segunda igreja feita em ouro no país. Com um estilo Barroco, o interior conta com um órgão de 1788, um dos mais importantes do mundo. Outro local de destaque é Capela Nossa Senhora das Mercês, no estilo Rococó o altar é todo colorido e conta com inúmeras pinturas no mesmo estilo artístico que fazem alusão à Virgem Maria e Nossa Senhora Aparecida.

Minas Gerais e suas cidades históricas são muito famosas pelas centenas de igrejas e capelas construídas ao longo dos anos. Sem dúvidas, outro exemplo desse trabalho todo é a Capela do Bom Jesus da Pobreza, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Santuário da Santíssima Trindade, construída em 1822 e onde ocorre o Jubileu da Santíssima Trindade, anualmente.
Outro ponto turístico é o Museu Casa do Padre Toledo, também conhecido como Museu da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade. Construído no final do século XVIII, se destaca, entre vários motivos, por ter sido a casa de Padre Toledo, um dos líderes da Inconfidência Mineira. Ir até Tiradentes e não visitar o Chafariz de São José é quase uma viagem perdida. Construído em 1749, o local era a principal fonte de água potável da cidade e era utilizado para a lavagem de roupa e fonte para os animais. Um dos aquedutos foi construído pelos escravos da época e continua funcionando até hoje, trazendo água da nascente a um quilômetro de distância.

O que muitos não se atentam é a proximidade da cidade de Tiradentes com São João del Rei. Vizinhas, elas são conectadas pela Estrada de Ferro Oeste de Minas. Sua inauguração, em 1881, contou com a presença do próprio Imperador Dom Pedro II. A estrada de ferro continua funcionando até hoje e os trens são puxados por locomotivas a vapor, as famosas “Marias Fumaça. É possível ver de perto alguns exemplares do final do século XIX.
Congonhas
A cidade de Congonhas leva esse nome em homenagem à planta muito tradicional da região. O local existe no território brasileiro desde a época dos primeiros bandeirantes e foi muito marcada pela busca do ouro em Minas Gerais. Alguns dos lugares mais incríveis da cidade e que merecem sua visita são: Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, um conjunto arquitetônico formado por uma igreja e seis capelas anexas. É um exemplar da arquitetura colonial e conta com uma decoração riquíssima, além das famosas estátuas em pedra-sabão feitas por Aleijadinho e seus aprendizes. O Museu de Congonhas e o Museu da Imagem e Memória de Congonhas também são duas outras atrações imperdíveis para os apaixonados por história e por quem quer aprender ainda mais sobre a cidade e região, afinal, o destino foi uma rota importante da exploração do ouro.


Para os que gostam de estar em contato com a natureza, faça uma visita ao Parque Ecológico da Cachoeira e recarregue as energias na cachoeira e riachos que colocam esse destino como um dos mais procurados pelos apaixonados pelo ecoturismo.
Ouro Preto
Ouro Preto é uma das cidades mais procuradas pelos turistas que querem conhecer cidades em Minas Gerais. O destino sabe agradar a todos os gostos, é uma cidade jovem, com muita história, tem carnavais incríveis e está repleta de museus imperdíveis. Igualmente fundada por bandeirantes, ainda no começo do século XVIII, também foi muito importante para a exploração do ouro no estado. A chamada “Cidade Histórica” de Ouro Preto é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e conta com verdadeiras obras de arte a céu aberto.

Com casas e construções do período colonial praticamente intactas, obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde foram preservadas e continuam impressionando depois de séculos. Igrejas ricamente decoradas se tornaram atrações, como a Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, Matriz do Pilar, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e, por fim, a Capela do Padre Faria.
A cena cultural em Ouro Preto também merece um destaque e apresenta inúmeras peças de teatro, festivais de música, literatura e até artesanato com obras em pedra-sabão, bem típico da região. Junto a cidade de Mariana, Ouro Preto também recebe o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, um fórum em homenagem às artes que todo ano homenageia algum artista.

Além das marcas da história pelas ruas, a cidade também conta com história dentro dos edifícios. São vários museus presentes na região e que precisam estar no seu roteiro. O Museu da Inconfidência, por exemplo, fala sobre o movimento que mudou o cenário na região e que também teve grandes impactos no país. Outros museus imperdíveis são o Museu da Arte Sacra do Pilar, Museu do Aleijadinho e também o Museu Casa dos Contos. Se permita vivenciar momentos históricos e únicos pelas ladeiras de Ouro Preto.
Mariana
A cidade de Mariana está muito próxima da cidade de Ouro Preto, cerca de 12km separam os dois municípios, isso coloca o destino como um local a mais para conhecer e se apaixonar nessa viagem para Minas Gerais. Repleta de arquitetura do período Barroco brasileiro, a cidade é muito famosa por ter um turismo voltado para esportes radicais, como o montanhismo. É uma ótima forma de estender sua viagem pela região e ainda praticar uma atividade nova, em um local cheio de história e muito ligado a prática de esportes.

Assim como suas cidades vizinhas, Mariana está repleta de igrejas e edifícios religiosos como capelas e santuários. Entre eles, os destaques ficam com: Catedral da Nossa Senhora da Assunção, Igreja São Pedro dos Clérigos e Capela de Santo Antônio. Outros lugares repletos de história são o Museu da Música de Mariana, Casa da Câmara e Antiga Cadeia e o Museu Arquidiocesano de Mariana. E, vale lembrar que, assim como Ouro Preto, a cidade também recebe o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.