Blog posts

Tudo sobre Minas Gerais e suas cidades históricas

Tudo sobre Minas Gerais e suas cidades históricas

Destinos Nacionais

Minas Gerais é um dos estados brasileiros mais importantes para a história nacional e com uma forte influência pelo país. Seja com artistas famosos, prédios históricos, personagens notáveis e até mesmo pela gastronomia única, é impossível encontrar alguém que não se apaixone por Minas Gerais e suas cidades históricas.

Minas Gerais
Minas Gerais

São inúmeros os municípios que abrigam resquícios de um Brasil colônia, como por exemplo São João del Rei, Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto e Mariana. Confira um pouco mais sobre essas cidades e tudo que o estado tem a oferecer.

Gastronomia

A comida em Minas Gerais é uma das mais queridas e “copiadas” pelo Brasil. Muito conhecida como “comida caseira”, ela tem gosto de casa, de família reunida em domingos para aquele almoço especial. Os pratos agradam a todos os gostos, há diversas opções de pratos salgados e doces. Alguns dos mais tradicionais são: leitão à pururuca, feijão tropeiro, frango com quiabo ou ao molho pardo e claro, o clássico pão de queijo!

Pão de Queijo

Minas consegue resgatar as raízes brasileiras com ingredientes típicos do país e com receitas que passam de geração em geração. Outro ponto forte é que a comida é levada, muitas vezes, como souvenir pelos visitantes que passam pela região. Afinal, quem não gosta de um bom queijo acompanhado de um ótimo doce de leite?

São João del Rei

A cidade de São João del Rei está localizada no chamado “Campo das Vertentes”. Sua origem se deu ainda no século XVIII e foi fundada por um bandeirante paulista. Com uma geografia repleta de serras, é um dos destaques da Serra da Mantiqueira. O local está repleto de edifícios históricos, casas do período colonial e até do tempo da fundação, além das famosas ruas e vielas de paralelepípedo que dão um ar de filme ao dia a dia da região.

Minas Gerais
São João del Rei

O Centro Histórico da cidade apresenta inúmeras linhas arquitetônicas, além do tradicional Barroco mineiro. São João del Rei também é muito conhecida por sua vida agitada durante o dia e durante a noite, afinal é uma cidade universitária e recebe centenas de alunos novos todos os anos. A cidade tem algumas personalidades famosas como o ex-presidente Tancredo Neves.

Vale a pena conhecer alguns dos inúmeros patrimônios históricos e culturais. A cidade conta com o museu em homenagem ao ex-presidente nascido no local, o Memorial Tancredo Neves, também conhecido como Fundação Presidente Tancredo Neves, onde é possível ver toda a trajetória e o acervo referente à memória de Tancredo.

Outros pontos turísticos são: Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Museu da Arte Sacra, Solar da Baronesa, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Fortim dos Emboabas e não deixe de passar pela Rua Santo Antônio, também conhecida como “Rua das Casas Tortas”, o local foi o caminho dos bandeirantes ao desbravar o terreno e fundar a cidade.

Tiradentes

A cidade de Tiradentes se tornou um verdadeiro centro da arte barroca em Minas Gerais e no Brasil. Há centenas de obras espalhadas pela cidade e ainda bem preservadas de um dos estilos mais caricatos da Arte. Vários pontos turísticos são considerados patrimônios históricos nacionais.

Tiradentes

Se você estiver de passagem pelo local, não deixe de visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída em 1710, segunda igreja feita em ouro no país. Com um estilo Barroco, o interior conta com um órgão de 1788, um dos mais importantes do mundo. Outro local de destaque é Capela Nossa Senhora das Mercês, no estilo Rococó o altar é todo colorido e conta com inúmeras pinturas no mesmo estilo artístico que fazem alusão à Virgem Maria e Nossa Senhora Aparecida.

Tiradentes

Minas Gerais e suas cidades históricas são muito famosas pelas centenas de igrejas e capelas construídas ao longo dos anos. Sem dúvidas, outro exemplo desse trabalho todo é a Capela do Bom Jesus da Pobreza, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Santuário da Santíssima Trindade, construída em 1822 e onde ocorre o Jubileu da Santíssima Trindade, anualmente.

Outro ponto turístico é o Museu Casa do Padre Toledo, também conhecido como Museu da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade. Construído no final do século XVIII, se destaca, entre vários motivos, por ter sido a casa de Padre Toledo, um dos líderes da Inconfidência Mineira. Ir até Tiradentes e não visitar o Chafariz de São José é quase uma viagem perdida. Construído em 1749, o local era a principal fonte de água potável da cidade e era utilizado para a lavagem de roupa e fonte para os animais. Um dos aquedutos foi construído pelos escravos da época e continua funcionando até hoje, trazendo água da nascente a um quilômetro de distância.

Minas Gerais
Tiradentes

O que muitos não se atentam é a proximidade da cidade de Tiradentes com São João del Rei. Vizinhas, elas são conectadas pela Estrada de Ferro Oeste de Minas. Sua inauguração, em 1881, contou com a presença do próprio Imperador Dom Pedro II. A estrada de ferro continua funcionando até hoje e os trens são puxados por locomotivas a vapor, as famosas “Marias Fumaça. É possível ver de perto alguns exemplares do final do século XIX.

Congonhas

A cidade de Congonhas leva esse nome em homenagem à planta muito tradicional da região. O local existe no território brasileiro desde a época dos primeiros bandeirantes e foi muito marcada pela busca do ouro em Minas Gerais. Alguns dos lugares mais incríveis da cidade e que merecem sua visita são: Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, um conjunto arquitetônico formado por uma igreja e seis capelas anexas. É um exemplar da arquitetura colonial e conta com uma decoração riquíssima, além das famosas estátuas em pedra-sabão feitas por Aleijadinho e seus aprendizes. O Museu de Congonhas e o Museu da Imagem e Memória de Congonhas também são duas outras atrações imperdíveis para os apaixonados por história e por quem quer aprender ainda mais sobre a cidade e região, afinal, o destino foi uma rota importante da exploração do ouro.

Minas Gerais
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas.
Estátua do profeta Jonas, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, feita por Aleijadinho .

Para os que gostam de estar em contato com a natureza, faça uma visita ao Parque Ecológico da Cachoeira e recarregue as energias na cachoeira e riachos que colocam esse destino como um dos mais procurados pelos apaixonados pelo ecoturismo.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma das cidades mais procuradas pelos turistas que querem conhecer cidades em Minas Gerais. O destino sabe agradar a todos os gostos, é uma cidade jovem, com muita história, tem carnavais incríveis e está repleta de museus imperdíveis. Igualmente fundada por bandeirantes, ainda no começo do século XVIII, também foi muito importante para a exploração do ouro no estado. A chamada “Cidade Histórica” de Ouro Preto é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e conta com verdadeiras obras de arte a céu aberto.

Minas Gerais
Ouro Preto

Com casas e construções do período colonial praticamente intactas, obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde foram preservadas e continuam impressionando depois de séculos. Igrejas ricamente decoradas se tornaram atrações, como a Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, Matriz do Pilar, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e, por fim, a Capela do Padre Faria.

A cena cultural em Ouro Preto também merece um destaque e apresenta inúmeras peças de teatro, festivais de música, literatura e até artesanato com obras em pedra-sabão, bem típico da região. Junto a cidade de Mariana, Ouro Preto também recebe o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, um fórum em homenagem às artes que todo ano homenageia algum artista.

Minas Gerais
Ouro Preto

Além das marcas da história pelas ruas, a cidade também conta com história dentro dos edifícios. São vários museus presentes na região e que precisam estar no seu roteiro. O Museu da Inconfidência, por exemplo, fala sobre o movimento que mudou o cenário na região e que também teve grandes impactos no país. Outros museus imperdíveis são o Museu da Arte Sacra do Pilar, Museu do Aleijadinho e também o Museu Casa dos Contos. Se permita vivenciar momentos históricos e únicos pelas ladeiras de Ouro Preto.

Mariana

A cidade de Mariana está muito próxima da cidade de Ouro Preto, cerca de 12km separam os dois municípios, isso coloca o destino como um local a mais para conhecer e se apaixonar nessa viagem para Minas Gerais. Repleta de arquitetura do período Barroco brasileiro, a cidade é muito famosa por ter um turismo voltado para esportes radicais, como o montanhismo. É uma ótima forma de estender sua viagem pela região e ainda praticar uma atividade nova, em um local cheio de história e muito ligado a prática de esportes.

Mariana

Assim como suas cidades vizinhas, Mariana está repleta de igrejas e edifícios religiosos como capelas e santuários. Entre eles, os destaques ficam com: Catedral da Nossa Senhora da Assunção, Igreja São Pedro dos Clérigos e Capela de Santo Antônio. Outros lugares repletos de história são o Museu da Música de Mariana, Casa da Câmara e Antiga Cadeia e o Museu Arquidiocesano de Mariana. E, vale lembrar que, assim como Ouro Preto, a cidade também recebe o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

Minas Gerais é um dos estados mais cheios de encantos do país. Seja pela diversão, entretenimento, gastronomia ou até mesmo pela história, Minas Gerais encanta a todos! Conhece alguma dessas cidades? Qual mais gostou?

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *