Blog posts

Noruega: a terra dos fiordes e das auroras boreais

Noruega: a terra dos fiordes e das auroras boreais

Destinos Internacionais

O país nórdico é famoso pelo clima frio, pelos seus primeiros habitantes Vikings que já queriam explorar o mundo e também é mundialmente conhecido pela sua geografia, com muitos fiordes. A Noruega é um dos locais mais incríveis e bonitos do mundo. Você sabe o que pode fazer por lá?

A Noruega ocupa uma parte da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Esvalbarda, através do tratado homônimo do arquipélago. Na parte continental, o país faz fronteira com a Suécia, Finlândia e Rússia. A distância também é pequena em relação ao Reino Unido, Islândia, Groenlândia e Dinamarca.

Noruega

A Noruega tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano, é modelo na educação e garante uma ótima qualidade de vida para os locais. O país também é um dos mais bacanas para se visitar quando falamos em natureza e passeios mais ligados à arte e cultura. Uma informação interessante é que, em 2019, a World Happiness Report fez uma pesquisa com especialistas de diferentes instituições, com apoio da ONU, e a Noruega ocupou o terceiro lugar como país mais feliz do mundo, atrás apenas de Finlândia e Dinamarca.

Fiordes norueguenses

Ao todo, ao longo da costa, são mais de mil fiordes na Noruega. Um fiorde é uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas, formados devido à ação de massas de gelo que se movimentaram rumo ao mar, como se fossem grandes rios congelados. A sua origem remonta a, aproximadamente, 12 mil anos. Os mais conhecidos na Noruega são os fiordes de Nærøy, Sogn, Lyse e Geiranger.

Com água salgada devido à presença da água do mar, os fiordes apresentam imponentes penhascos. Ainda que seja possível navegar de um fiorde ao outro, a sensação de pequenez diante da grandiosidade e maravilhosidade natural é indescritível.

Os fiordes são um dos grandes símbolos da Noruega porque trazem memórias do passado norueguês, tempos onde os moradores viviam como camponeses em áreas de difícil acesso, íngremes e rochosas. O que muitos tratam como o “início da Noruega”. O mais legal é que o local conta paisagens intocadas e, muitas vezes, com vegetação selvagem, mas isso não quer dizer que o local seja inacessível. É possível explorar pelas trilhas sozinho e acompanhado de um guia, tudo é muito bem sinalizado.

Aurora Boreal

Para os fãs das famosas Auroras Boreais, a Noruega se mostra um ótimo destino graças à posição geográfica do país. Durante as estações outono-inverno, ultrapassando o Círculo Polar Ártico, a chance de ver o espetáculo da natureza é grande. A partir de setembro já é possível vê-la nos céus noruegueses e há uma grande variedade de atividades, passeios, cruzeiros, restaurantes e até hotéis que tem como plano de fundo esse fenômeno e transformam a experiência em algo ainda mais especial.

A área mais beneficiada é o norte do país, onde as auroras boreais já fazem parte da vida, iluminando o céu pela noite em ambientes cheio de neve. O “balé de luzes” é formado pela colisão de partículas elétricas do Sol com a atmosfera do planeta, gerando luzes que aparecem apenas à noite, na escuridão. Entre setembro e o fim de março, a noite é grande parte do dia e é, claro, a melhor época de ver o show de cores no céu.

Principais cidades da Noruega

Oslo

Localizada entre o Fiorde de Oslo e colinas cobertas de floresta, a capital do país é também um polo cosmopolita com muitos museus, lojas, restaurantes e lugares incríveis para conhecer. A cidade sabe mesclar bairros modernos com lugares icônicos, como o Museu Astrup Fearnley e o Barcode.

Um dos diferenciais de Oslo é que a capital, apesar de ser muito moderna, tem uma conexão única com a natureza, algo que você encontra em poucos locais. Pensando nisso, Oslo foi nomeada a Capital Verde da Europa em 2019 por seu trabalho com a preservação das áreas nativas e redução da poluição.

O centro da cidade é muito acessível, fácil de explorar de bicicleta e até mesmo a pé, o que torna a cidade toda muito fácil de transitar e conhecer. Restaurantes de Oslo tem diversos tipos de menu, mas a inovação é a palavra-chave. É comum darem novas “funções” para ingredientes tradicionais, além de recriar as receitas clássicas da culinária norueguesa.

Outro ponto forte na capital é a música. O local é sede de muitas instituições culturais, entre espetáculos de ópera, balé, teatro e até mesmo músicas ao vivo nas boates, palcos da cidade e shows! Grandes festivais ao ar livre fazem a festa da população durante o verão, e o mais legal é que é para todos os gêneros musicais!

Bergen

A segunda maior cidade do país é considerada a porta de entrada para os fiordes. A região fica entre montanhas, com vista para o mar, dando uma visão privilegiada para os visitantes que querem explorar uma geografia totalmente nova.

Bergen tem uma alta porcentagem de população estudantil, garantindo muita agitação e colocando a cidade como um dos maiores centros urbanos da Noruega, ainda que preserve toda a sua essência. Com muitas opções de museus, galerias de arte e eventos culturais no geral, a cidade reúne todas as artes em um só lugar.

Com raízes na Era Viking, a cidade foi fundada há mais de 900 anos e contava com um dos principais centros comerciais entre Noruega e o resto da Europa. Bryggen, o “Cais Hanseático” é o complexo histórico da época que ainda está de pé e que hoje abriga muitos restaurantes, bares, lojas de artesanato e museus históricos. Outro ponto muito conhecido em Bergen são as sete montanhas que circundam a área central da cidade.

Flåm

Um pequeno vilarejo que recebe milhares de visitantes todos os anos. Às margens do fiorde Aurlandsfjord, cercado por montanhas enormes, cachoeiras e vales estreitos, o cenário é grandioso. O trajeto até o local pode ser feita de muitas formas, as principais sendo a ferrovia Flåmsbana Railway ou pedalando pela Cycle Rallarvegen.

O caminho pela ferrovia é incrível e leva você pelo topo das montanhas, em um trajeto de 20 km, enquanto aprecia os rios cortando desfiladeiros, cumes nevados e as fazendas aos pés das montanhas. Saindo um pouco da cidade, você pode fazer várias caminhadas nas montanhas da região e apreciar as paisagens dos fiordes Aurlandsfjord e Nærøyfjord, este último integrando a lista exclusiva de Patrimônios Mundiais da UNESCO, sendo o fiorde mais estreito do mundo.

Não deixe de apreciar a comida tradicional do local e visitar a cervejaria local, Ægir, a cerveja artesanal é uma das de maior sucesso no país.

Noruega

Tromsø 

A cidade de Tromsø é o lugar ideal para a observação do fenômeno das auroras boreais. Localizada a 350 km do Círculo Ártico, a cidade é um destino popular para quem quer ver o espetáculo da natureza e também para quem gosta de turismo ligado à natureza e à cultura.

Tromsø apresenta uma particularidade bem interessante para os turistas: de 20 de maio a 20 de julho o “sol da meia noite” brilha nos céus e permite várias atividades durante 24 horas do dia. Mesmo com a proximidade do Ártico, o clima é ameno por possuir localização costeira e aquecimento da Corrente do Golfo. 

A cidade organiza vários eventos e festivais importantes para os fãs do cenário cultural, um dos mais famosos é o Tromsø International Film Festival e o Festival das Auroras Boreais. Alguns dos diferenciais de Tromsø são: a vida noturna muito agitada, uma variedade enorme de restaurantes especializados nos ingredientes tradicionais do país e as dezenas formas de passeio como caminhadas pela montanha, pesca, passeios de trenó e até observação de baleias.

Stavanger 

Como toda a Noruega, a cidade tem paisagens de tirar o fôlego. Com praias de areia branca, fiordes e montanhas, a região de Stavanger destaca-se pela sua geografia com o fiorde Lysefjord, praia de Sola Beach e o famoso Preikestolen, a Rocha do Púlpito, localizada a mais de 600 metros acima do nível do mar, sendo a atração mais visitada do local.

Stavanger é uma cidade universitária e isso se reflete na atmosfera urbana e muito animada, com muitas opções de compras e restaurantes excelentes. O local também tem uma grande importância na economia do país, em 1969 foi descoberto o primeiro campo de petróleo em Ekofisk e hoje, Stavanger e Sandnes (cidade vizinha) são as capitais europeias do petróleo e energia.

Caminhar é o grande segredo na Noruega, o centro de Stavanger é totalmente acessível e possui muitos locais para se conhecer, como o Museu de Belas Artes de Stavanger, Museu Norueguês de Enlatados e um dos casarios de madeira mais bem preservados da Europa.

Noruega

Trondheim

A terceira maior cidade do país tem um estilo animado e muito charmoso. Para os padrões europeus, a cidade não é considerada grande mas é a terceira maior na Noruega.

A cidade tem uma série de atrações que ficam entre as mais visitadas da região. Um ótimo exemplo é a Catedral de Nidaros, a igreja é a mais importante do país e foi construída sobre o túmulo de São Olavo. O prédio atual teve sua obra iniciada em 1070, mas apresenta partes mais antigas, do século XII. Trondheim abriga museus importantes como o Museu Nacional de Artes Decorativas, Museu de Arte de Trondheim, o Museu do Palácio do Arcebispo, além de ruas comerciais e ótimas opções de restaurantes e bares.

Noruega

A Noruega é um dos países mais incríveis da Europa e com uma cultura que ensina a respeitar a natureza sem deixar de crescer como nação. Conhecida como terra dos fiordes, das casas coloridas e auroras boreais, pode ser o seu destino nas próximas férias!

Escolha a Noruega para suas férias!
Reserve seu pacote aqui!

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *