O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de inúmeras chegadas de imigrantes e colonização. São portugueses, espanhóis, italianos, japoneses, libaneses, angolanos e muitos outros que formam a nossa sociedade e cultura brasileira. Você sabe o país ou região de origem dos seus antepassados? Sabe como eles chegaram aqui? Confira alguns sites e formas de descobrir essa informação tão incrível e significativa: sua origem familiar!

01. Meu DNA
Essa é uma das inúmeras formas de se coletar o DNA (exame não invasivo) e conseguir fazer, através do mapeamento genético, o traçado da sua família ao redor do globo. É possível saber até oito gerações passadas do examinado, garantindo que você saiba por onde seus antepassados viveram e qual a possível origem da vida da sua família. Incrível, não?
02. Family Search
Esse site ajuda a obter documentos e entrar em contato com outras pessoas que procuram o mesmo membro familiar que você. É capaz que encontre primos e primas explorando o universo disponibilizado dentro do site como fotos e documentos de imigração que projetam o trajeto realizado pela pessoa. O Family Search também consegue te ajudar a montar uma espécie de árvore genealógica interativa, para se imprimir e sempre ter com você os membros da sua família.
03. My Heritage
Muito parecido com o Family Search, o My Heritage também tem seu banco de dados de membros com documentos e informações sobre pessoas mais velhas, falecidas ou não. É possível ter acesso a cartões e cadernos de entrada de navios ao redor do mundo. É um dos mais completos e incríveis arquivos vivos e, de quebra, ainda disponibiliza contato entre membros que procuram a mesma pessoa. Talvez você tenha mais primos do que imagina!
04. Museu da Imigração de São Paulo
O Brasil recebeu inúmeros imigrantes e São Paulo foi um dos estados responsáveis por receber essas pessoas que procuravam uma vida diferente daquela que os esperava no país de origem. A chamada “Casa do Imigrante” recebeu nativos dos mais diversos países do mundo e soube manter um arquivo muito funcional e atualizado de todos que passaram pelo local. Hoje a casa abriga um museu dedicado a contar a história destas pessoas e possui uma vasta biblioteca que pode ser consultada com horário marcado. É possível procurar pelo nome, sobrenome, país de origem, data de desembarque e até mesmo nome do navio!
05. Pergunte!
Quando paramos para pensar na melhor forma de descobrir histórias do passado podemos observar uma coisa: muitos ainda tem avós, tios, pais e familiares mais velhos vivos. Essas pessoas mais velhas são ótimas para falar de um período no qual nós não estávamos vivos, de uma família da qual nós não vivenciamos. O ideal é fazer perguntas que saiam do famigerado “sim” ou “não”. Pergunte nomes, datas, onde tais pessoas casaram, quantos filhos tiveram e por aí vai. Esse registro vai te ajudar caso você precise ou queira ir atrás da história delas, em cartórios e até igrejas mais antigas, onde era comum guardar documentos também.
