Blog posts

Petrópolis: a cidade preferida desde o Império

Petrópolis: a cidade preferida desde o Império

Dicas

A cidade de Petrópolis é uma das mais conhecidas, procuradas e requisitadas entre turistas que procuram entretenimento, natureza e história. Localizada no Rio de Janeiro, é tão famosa quanto as cidades que formam a Região dos Lagos. A cidade foi lar de imperadores e nobres desde a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil. Confira tudo que você precisa saber para conhecer o máximo possível deste lugar incrível.

Petrópolis
Imagem área da Serra de Petrópolis (RJ)

Petrópolis está repleta de quedas d’água, parques, bosques arborizados e é o verdadeiro retiro de montanha para os fluminenses. A “Cidade Imperial” é considerada uma das mais seguras do Brasil e é sede de monumentos importantes para a história nacional. Com clima ameno, muitas áreas verdes e atrativos turísticos incríveis, a gastronomia também é muito famosa.

Petrópolis
Petrópolis

O local conta com inúmeros restaurantes e bares típicos da região com comidas para os mais diversos paladares. A cidade conta com forte influência de Portugal e países como Alemanha e Itália. É possível encontrar os mais diversos pratos com ingredientes como bacalhau, massa e carnes de porco. E, claro, para acompanhar esses pratos deliciosos, uma boa taça de vinho e uma sobremesa com chocolates inigualáveis.

Para os que procuram conhecer mais a fundo a cidade, vale a pena passear por locais históricos e conhecer as diversas áreas verdes da região. Petrópolis era a cidade preferida de Dom Pedro, seu local escolhido para repousar e relaxar com a família. Inclusive, o nome da cidade vem desta conexão com o Imperador: Petro (Pedro) + pólis (cidade).

Petrópolis
Museu Imperial, Petrópolis (RJ)

Atrações imperdíveis em Petrópolis

Locais como o Museu Imperial resistem ao tempo, mostrando o mobiliário da época do Brasil colônia e do século XIX. Com direito a móveis que pertenceram a Dom Pedro II. Nas proximidades, você encontra também a enorme e poderosa Catedral de São Pedro de Alcântara. A Catedral abriga o mausoléu do imperador e da sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina.

Petrópolis
Catedral de Petrópolis

Outros pontos turísticos são: Palácio Quintandinha, o local foi construído para ser o maior da América Latina e hoje recebe inúmeras festas e eventos importantes no estado.

Palácio de Quitandinha – Petrópolis (RJ)

O Museu Casa de Santos Dumont, um dos maiores brasileiros que já existiu, sua casa é uma verdadeira homenagem ao Pai da Aviação. Outras atrações ficam por conta do Museu Casa do Colono e a própria Catedral de São Pedro de Alcântara, também conhecida como Catedral de Petrópolis, já citada acima.

Para os que gostam de contato com a natureza, não deixe de visitar o Parque Nacional Serra dos Órgãos. Há também, entre as serras de Petrópolis e Teresópolis, a Cachoeira do Treze, também conhecida como a Cachoeira da Macumba. Outro lugar que merece destaque é o Poço Negro, no bairro de Rocio, que conta com águas claras e calmas.

Petrópolis
Trilhas da Serra de Petrópolis – RJ

Para os que procuram a natureza para relaxar, mas não querem entrar em águas cristalinas, o Vale do Amor é um desses “precisa-ir”. O local é voltado para todas as religiões e é um tributo ao Amor.

Petrópolis

E, para os mais radicais: voo de parapente! É normal que você veja pessoas cruzando o céu de Petrópolis. O voo de parapente ou asa delta é algo muito procurado na região. São três pontos de partida na cidade: Parque São Vicente, Siméria e Alto do Morin.

A cidade é perfeita para todos os públicos, para viajantes que vão sozinho, casal e até mesmo com toda a família. Há atrações para todos os gostos e estilos de viajantes, além de saber manter o charme que encantou o imperador e toda sua família!


About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *