Blog posts

Tudo Sobre a Região dos Lagos: um Rio de Janeiro inesquecível

Tudo Sobre a Região dos Lagos: um Rio de Janeiro inesquecível

Dicas

O estado do Rio de Janeiro é muito conhecido pela sua capital badalada, cheia de vida, com locais reconhecidos mundialmente seja pela sua história, gastronomia ou natureza. Mas o que muitos ainda precisam conhecer é a chamada “Região dos Lagos”, composta por 6 municípios que somam 100 quilômetros de litoral. Araruama, Iguaba Grande, São Pedro de Aldeia, Saquarema, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Conheça um pouco sobre as 3 últimas, os destinos mais visitados, e o que você deve aproveitar caso pretenda conhecer a região ou visitá-la novamente!

Búzios

Região dos Lagos
Búzios – RJ

A cidade de Búzios é uma das mais visitadas do estado do Rio de Janeiro. O local conta com praias belíssimas, água azul e muitas atrações típicas da região. O lugar era um dos favoritos da atriz mundialmente famosa Brigitte Bardot e, em sua homenagem, há até uma estátua no local. Búzios é um destino sofisticado de férias e possui inúmeras praias incríveis e baías calmas para toda a família.

A gastronomia local é um show à parte. Você nem precisa sair da areia para garantir uma refeição deliciosa e com aquele toque de verão! O local costuma contar com as barracas de praia que servem petiscos e porções como isca de peixe, isca de frango, camarão ao alho e óleo, batata frita e mais, que valem por uma refeição, além de drinks e bebidas não alcoólicas. E, para os que querem conhecer restaurantes espalhados principalmente no centro da cidade, há inúmeras opções para os mais diversos gostos gastronômicos e para todos os bolsos.

Búzios – RJ

A vida é muito agitada na cidade, Búzios possui muitas praias incríveis como a Praia da Ferradura e Geribá, ambas perfeitas para os que gostam da prática de esportes aquáticos. Já as famílias buscam locais como a Praia da Tartatura, João Fernandes e João Fernandinho. Depois de um dia animado a beira mar, nada melhor que caminhar pelas ruas de paralelepípedo na antiga vila de pescadores e conhecer a famosa Rua das Pedras, um ótimo início para você que quer curtir a agitada e jovem noite de Búzios, com muitas opções de baladas.

Búzios – RJ

Cabo Frio

Região dos Lagos
Forte São Mateus, Cabo Frio – RJ

Outro lugar muito famoso no Rio de Janeiro é a cidade de Cabo Frio. Cercada de praias paradisíacas e muito requisitadas, é um verdadeiro cenário de filme. Além das maravilhas da natureza, a região também conta com muitos edifícios históricos da época do Brasil Colônia e é um verdadeiro recanto para os apaixonados por essas duas temáticas: natureza e história.

A gastronomia local, assim como a regional, é muito voltada para o que vem do mar. Com muitas opções de barzinhos à beira mar e restaurantes especializados na cidade, é possível encontrar os mais diversos pratos e porções com os mais variados preços. São muitas opções de pratos com camarões, lulas e até polvo feitos em receitas originárias de Portugal e Espanha.

Cabo Frio – RJ

Agora, para você que está procurando muita diversão e variedade no entretenimento, Cabo Frio pode ser a solução. Se você gosta de uma praia com mar mais agitado, forte rebentação de ondas, é indicado que foque em praias como a Praia das Dunas e a Praia do Forte. Para você que viaja em família ou até mesmo prefere um mar mais calmo, visite a Praia das Conchas, um dos locais mais lindos da região.

Caso você queira visitar um lugar menos óbvio, você precisa visitar a “Ilha do Japonês”, o local pode ser acessado pelo barco táxi disponível na região, fazendo o percurso em questão de minutos, ou fazer o trajeto a pé, em caso de maré baixa. E a visita vale mesmo a pena. O local é realmente uma ilha paradisíaca, onde não há nenhum comércio e você terá total contato com a natureza, areia branca e água azul.

Para os apaixonados por história ou até mesmo depois de um dia ensolarado na praia, vale a pena visitar Passagem, a área mais antiga de Cabo Frio. Com muitas casas da época colonial, o espaço conta até com uma igreja construída no início do século XVIII. É possível ver de pertinho o Forte de São Mateus e ainda observar seus canhões originais.

Cabo Frio – RJ

Arraial do Cabo

Região dos Lagos
Arraial do Cabo – RJ

Se o Brasil foi “descoberto” em 1500, o Arraial do Cabo acabou sendo um achado do navegador Américo Vespúcio em 1503, mas só foi tido como município em 1985, após a emancipação de Cabo Frio, cidade vizinha. E falar da Região dos Lagos e não citar Arraial do Cabo é como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel. O local é muito procurado no verão, em época de Carnaval, por motivos parecidos que levam turistas às cidades vizinhas: natureza e diversão!

Arraial do Cabo – RJ

A uma hora de Búzios e 20 minutos de Cabo Frio, a gastronomia local conta com menos opções de restaurantes, mas os pratos envolvem delícias frescas como peixes, frutos do mar e os mais variados tipos de porção como isca de peixe e isca de frango. Há as opções para os que gostam de apreciar a vista do mar e, também, para quem curte vivenciar a experiência de locais com uma temática mais rústica, como a verdadeira vila de pescadores que o local foi e ainda preserva.

Os tons de azul impressionam e transformam as praias em verdadeiros recantos da natureza, lembrando muito os mares e as praias do Caribe. Ondas tranquilas, suaves e uma areia branquinha, é o destino ideal para toda a família. É possível até observar cardumes e aventurar-se em um mergulho de cilindro na Ilha do Farol, onde o acesso é controlado e a felicidade é garantida. Outros locais muito requisitados são a Praia do Pontal e a Praia do Forno. É o destino ideal para finalizar essa passagem pela região dos Lagos, não é mesmo?

Região dos Lagos
Arraial do Cabo – Região dos Lagos – RJ

A Região dos Lagos é um verdadeiro achado no Rio de Janeiro. Qual sua cidade preferida? Qual mais te deu vontade de conhecer?

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *