Blog posts

Serra Catarinense: paisagens de tirar o fôlego

Serra Catarinense: paisagens de tirar o fôlego

Dicas

A Serra Catarinense, também conhecida como Planalto Serrano, é uma região que abriga atrações e cidades que impressionam pela beleza e diversidade de entretenimento. Localizada a cerca de 100 km do litoral de Santa Catarina, suas montanhas ultrapassam mais de mil metros de altitude que ajudam a criar um clima ameno e de muito frio no inverno.

Serra Catarinense
Geada na região da Serra Catarinense

A região é composta por 19 cidades: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Lages, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, Urupema, São Joaquim e Urubici.

Dentre elas, destacamos neste post duas cidades
da Serra Catarinense: Urubici e São Joaquim

Urubici

A cidade de Urubici é muito famosa por locais como o Morro da Igreja, cujo cume está a 1.822 metros de altura. É um dos pontos mais altos do sul do Brasil, que garante uma vista única da região e atinge uma das temperaturas mais frias do Brasil: quase -18°C.

O local também abriga a famosa Pedra Furada: uma escultura natural que forma uma espécie de “janela” na rocha.

Serra Catarinense
Pedra Furada – Serra Catarinense

Urubici é conhecida também pelas suas outras belezas naturais, como o Caminho das Neves e pela enorme plantação de maçã espalhada pela região. Especiarias, cultivo da erva-mate, produto base do tradicional chimarrão e outras plantações podem ser encontradas no local.

Região possui muitas plantações de maçã e especiarias

Como está situada no ponto mais alto de Santa Catarina, Urubici possui muitas cascatas e quedas d’água. Um exemplo é a Cascata do Avencal, com uma queda livre de mais de 100m de altura. Para os que gostam de se aventurar no ecoturismo, vale a pena visitar outros atrativos turísticos como a Serra do Corvo Branco, Gruta da Nossa Senhora de Lourdes e os diversos passeios voltados para a natureza excepcional da região que forma a Serra Catarinense.

Cascata do Avencal

São Joaquim

São Joaquim, por sua vez, está a 1.354 metros de altitude. Localizada a 232km de Florianópolis, capital do estado, a região é povoada por muitos descendentes de portugueses, alemães, italianos, japoneses e indígenas da época da colonização.

A cidade conta com inúmeras opções de entretenimento como o Museu de Artes de São Joaquim e o próprio Museu Histórico Municipal.

Vista panorâmica de Belvedere (esq.) e Museu Histórico Municipal Assis Chateaubriand (dir.)
Reprodução: turismo.saojoaquim.sc.gov.br

Na lista de locais incríveis encontramos a Cascata do Pirata, uma cascata com 15 m de queda livre, no Rio Postinho; Belvedere, uma escadaria com 1.450 metros de altitude, que garante uma vista panorâmica de São Joaquim; e a Igreja Matriz, construída na chamada Pedra Basalto, tirada de morros próximos e trazidas em carros de boi. Com início de sua construção em 1918, sendo inaugurada apenas em 1935.

Ecoturismo na Serra Catarinense

Além das cidades de mais destaque, mencionadas acima, a Serra Catarinense tem também inúmeros locais espalhados por outras cidades. São muitas as opções para os apaixonados por natureza e que gostam de praticar o famoso Ecoturismo. A Serra do Rio Rastro, por exemplo, é outro local muito requisitado na região.

Região do mirante na Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro é uma das serras de Santa Catarina com inúmeras cachoeiras e matas. Localizada no município de Lauro Müller, está a mais de 1.421 metros de altitude. Acabou se tornando um mirante natural, que proporciona uma visão panorâmica desde um dos pontos mais altos do estado de Santa Catarina. Para se ter uma ideia de sua altura, de lá é possível até mesmo ver uma parte do Rio Grande do Sul.

Vista aérea da Serra do Rio do Rastro

Vinícolas

Outra área muito famosa na região é a das vinícolas, que se espalham pelas cidades citadas. A produção de vinho é algo levado muito a sério pelas famílias tradicionais dali. E todo o processo de produção pode ser acompanhado e apreciado nestas mesmas fazenda através de passeios, muitos com oportunidade de degustação.

Serra Catarinense
Vinícolas na Serra Catarinense

O Estado de Santa Catarina é repleto de opções para os mais diversos viajantes. Seja para os fãs de praia e mar, como Balneário Camboriú, ou para os que preferem viagens mais ligadas à natureza como proposto pelo itinerário de Serra Catarinense. É um Estado bem brasileiro: para todos os gostos!

Conhece a Serra Catarinense? Deixe seu comentário sobre a região!

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *