Blog posts

Sevilha: a Espanha cheia de tradições

Sevilha: a Espanha cheia de tradições

Destinos Internacionais, Dicas

A cidade de Sevilha é uma das mais famosas da Espanha. Localizada na região de Andaluzia, o local conta com forte influência moura e é o retrato da mistura que a Espanha se tornou com a unificação do país no século XV pelos “Reyes Católicos”.

Sevilha é a cidade mais povoada da região de Andaluzia e a quarta no país, atrás apenas de Madrid, Barcelona e Valencia. Seu centro histórico (antes da Revolução Industrial) também tem proporções importantes: é o mais extenso da Espanha e o sexto em toda a Europa. Cidade com poucas elevações, conta com pontos turísticos incríveis, lindos e importantes para a história da humanidade como Torre del Oro, Archivo de las Indias, Real Alcázar, Catedral de Sevilla e La Giralda.

O porto de Sevilha foi um dos mais importantes da história. Com 70 km de distância do oceano Atlântico, é o único porto marítimo da Espanha localizado no interior de uma cidade. Isso tudo só foi possível graças ao rio Guadalquivir, totalmente navegável e que proporcionou a primeira rota de volta ao mundo criada.

A cidade conta com vários pontos para quem gosta de história, mas também é um local moderno e que agrada a todos os públicos. Confira algumas opções do que visitar no local:

01- Torre del Oro

A Torre del Oro era uma antiga fortaleza sevilhana, um ponto de vigilância para evitar possíveis invasões que chegavam pelo rio Guadalquivir. No quesito segurança, a torre apresentava uma proteção muito funcional: uma enorme corrente se desenrolava sob as águas do rio e era erguida, impossibilitando a passagem de barcos indesejados. Logo depois, o prédio foi usado como prisão e, mais tarde, abrigava as riquezas chegadas das frotas que percorriam as Índias Orientais e Ocidentais.

Hoje em dia é possível conhecer um museu naval todo voltado para as Grandes Navegações, contando inclusive sobre a primeira volta ao mundo com Fernão de Magalhães.

02 – Real Alcázar

O Real Alcázar é um complexo de palácios no meio de uma fortificação construída na época romana. O local era uma residência real e hospedagem para personalidades que visitavam a cidade. Sua arquitetura tem muita influência da época dos mouros e árabes que ocuparam a região e deixaram sua marca registrada nas cores, formatos e nos mínimos detalhes do local. Atualmente o local funciona como um museu que ajuda a contar a história da cidade de Sevilha, abrigando exposições e jardins belissímos que fizeram até parte das cenas do seriado “Game of Thrones”.

03 – Plaza de España

A Plaza de España de Sevilha é uma das mais emblemáticas do país. O local foi construído para abrigar a Exposição Ibero-Americana de 1929. Sua arquitetura mostra o marcante regionalismo e a mistura de elementos de diferentes escolas de arte como a moura e a neorrenascentista. A praça conta com uma enorme área que pode ser apreciada de várias formas, com passeios conhecendo os elementos que representam as províncias espanholas, andando pelos extensos e floridos jardins ou até fazendo um passeio de barco.

Os edifícios que estão localizados na Plaza España funcionam como prédios governamentais, com diversos departamentos. No local também é possível conhecer diversos casarões que foram adaptados como museus e possuem muitas coleções, principalmente da época romana. Vale destacar que o cenário também foi utilizado para as filmagens de filmes famosos como Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones e Lawrence da Arábia.

04 – Setas de Sevilla

As Setas de Sevilha formam um ponto turístico muito famoso na cidade. Com uma vista privilegiada, o turista pode se sentir nas nuvens andando pela atração. A estrutura enorme abriga um museu arqueológico, passarela no telhado, um mirante e até mesmo um bar que serve drinks e tapas em uma região perto do mirante.

Seu formato e tamanho se destacam e chamam atenção de qualquer turista. Apesar de ter menos de 30 metros de altura, é possível ter uma das melhores vistas da cidade e ainda garantir ótimas fotos na estrutura ondulada feita de madeira.

05 – Catedral de Sevilla

A Catedral de Sevilha é uma das maiores do mundo e a maior da Espanha. Declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987, a maior catedral gótica do mundo teve sua construção iniciada ainda no século XV e foi edificada por cima das ruínas de uma antiga mesquita presente no local. Neste templo é possível encontrar os restos mortais de Cristóvão Colombo.

06 – Giralda

A Torre da Giralda era um antigo minarete, a torre está ao lado da Catedral de Sevilla e garante uma das melhores vistas do centro antigo e da cidade como um todo. O local, outro Patrimônio Mundial declarado pela UNESCO, tem pouco mais que 104 metros de altura e era o ponto de observação da entrada e saída de navios da cidade.

Sevilha

07 – Archivo General de las Indias

O Archivo General de las Indias é uma espécie de arquivo histórico com muitos papéis e “contratos” espanhóis da época das Grandes Navegações. Neste local é possível encontrar toda a documentação referente às colônias espanholas pelo mundo, principalmente da América Latina. Ao todo, são mais de 43 mil documentos e 8 mil mapas e desenhos, entre eles o Tratado de Tordesilhas, que dividia o Brasil ao meio, metade para os portugueses e a outra para os espanhóis.  

Sevilha

08 – Puente Triana

O rio Guadalquivir é muito importante para a história local e do país. Para acessar o centro histórico é muito comum que os viajantes precisem cruzar o rio e, consequentemente, uma das pontes mais famosas é a Puente Triana.

O trajeto que liga o centro antigo à cidade possui uma das melhores vistas em todos os horários, do nascer até o pôr do Sol. A ponte é uma das mais antigas e tradicionais da cidade.

Sevilha

09 – Museo Castillo de San Jorge

O Castelo de São Jorge era uma antiga fortaleza medieval construída na margem do rio Guadalquivir. O local já teve algumas funções, entre elas sede e prisão para a Inquisição Espanhola. Hoje funciona como um museu, além de possuir também um grande mercado construído durante o século XIX. No fundo do edifício é possível ver ainda as ruínas das fortificações do antigo prédio.

Sevilha

10 – Avenida de la Constitución

A Avenida de la Constitución, localizada no centro histórico da cidade, é uma das principais vias que liga algumas das atrações centenárias e muito famosas (citadas acima) e que todo viajante precisa conhecer. Ao longo da avenida é possível encontrar lojas de souvenirs, ótimos restaurantes e lojas típicas da região. É o lugar perfeito para fazer as comprinhas e ainda se deliciar com uma ótima tortilla.

Sevilha

Sevilha é uma cidade muito tranquila para quem deseja conhecer as principais atrações a pé e cair na estrada para cidades próximas como Granada, Málaga e Cádiz. Além do carro, o transporte funciona muito bem por conta do trem que liga vários locais até Sevilha, além do aeroporto próprio.

A cidade costuma ter muitos estudantes e uma vida noturna bem agitada por conta das universidades, principalmente a Universidad de Sevilla, fundada em 1505. Com isso, se tornou o local perfeito para todos os públicos e tipos de viajantes por saber mesclar seu passado cheio de histórias com um presente agitado e movimentado pelos jovens residentes.

A Espanha é um país muito rico em diversidade e soube trabalhar bem essa mistura de elementos para criar uma identidade incrível. O país vai muito além de Barcelona , Madrid e vale muito a pena ser explorado.

Garanta seu pacote para Espanha, clique aqui!

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *