Blog posts

TOP 10: Cidades brasileiras para curtir o inverno

TOP 10: Cidades brasileiras para curtir o inverno

Destinos Nacionais

A estação mais fria do ano chegou e com ela o clima ideal para quem quer curtir um bom vinho, um fondue e uma viagem que faça tirar os casacos e cachecóis do armário. E não precisa cruzar o Atlântico, cidades brasileiras estão, a cada inverno, melhorando a qualidade do serviço que oferecem e aumentando a gama de atividades oferecidas. Confira algumas dicas de locais para passar os meses mais gelados do ano:

1 – Serra Gaúcha (RS)

A Serra Gaúcha se destaca pela geografia única no estado do Rio Grande do Sul. Com altitudes até cerca de 1300 metros, a região conta com cidades grandes como Caxias do Sul, Gramado, Bento Gonçalves, Canela e muitas outras. Com uma mistura de colonização europeia, principalmente alemã e italiana, as cidades são muito procuradas pelo clima frio e pela cultura local. Com belas paisagens, cânions, cascatas e até mata de araucária, são diversos os passeios, além de uma gastronomia riquíssima.

Inverno

2 – Serra Negra (SP)
A cidade no interior de São Paulo é uma das mais visitadas da região durante os meses de maio, junho e julho, sendo o destino ideal para todas as famílias e até mesmo para uma viagem com amigos. Perto da cidade você encontra ótimas vinícolas para apreciar vinhos e cachaças de produção artesanal e local. Uma ótima forma de levar uma recordação da cidade para casa! Outro ponto forte da região é o comércio voltado para o trabalho artesanal.

inverno

3 – Campos do Jordão (SP)
Campos do Jordão é destino certo para uma viagem de amigos e casais em lua de mel. Chamada de “Suíça brasileira” pela arquitetura baseada nas construções europeias e o clima frio acima da média, é uma das cidades preferidas dos paulistas para passar o inverno. O local é conhecido pela cervejaria Baden Baden, nascida na cidade e que tem seu bar sempre lotado pela ótima qualidade de seus produtos e serviços.

4 – Monte Verde (MG)
Monte Verde tem ganhado muitos fãs com o passar dos anos. A cidade que possuía apenas uma avenida principal e poucos recursos hoje não deixa nada a desejar. O local continua como um dos principais para o turismo ecológico devido às trilhas e escaladas que acontecem em suas montanhas. Ao todo, são cinco trilhas oficiais. A cidade é perfeita para quem gosta de um maior convívio com a natureza e quer se aventurar pela região, conhecendo outras cidades perto também.

5 – Penedo (RJ)
Penedo é a principal colônia finlandesa no país e apresenta traços dessa cultura no seu dia a dia, na tranquilidade do local, na arquitetura das casas e pousadas. O clima ameno é ideal para quem gosta de sair e apreciar a natureza. Com uma geografia que ainda preserva muito de sua área verde, Penedo se torna um verdadeiro oásis em meio ao crescimento do estado do Rio de Janeiro, sendo ideal para quem quer se desligar da rotina e só curtir o momento.

6 – Petrópolis (RJ)
Localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Petrópolis é conhecida como a Cidade Imperial. A cidade também foi capital do estado do Rio de Janeiro entre o final do século XIX e começo do século XX. Com um clima ameno e atingindo temperaturas baixas para o sudeste brasileiro, Petrópolis conta com muita infraestrutura e locais divertidos para passar as férias de inverno com a família. E fique ligado, em junho acontece a Bauernfest, a tradicional “Festa do Colono Alemão”, uma homenagem aos imigrantes que vieram do país e escolheram a cidade para chamar de lar.

Inverno

7 – Teresópolis (RJ)
A cidade mais fria do estado do Rio de Janeiro tem ótimos passeios turísticos que incluem atrativos urbanos e naturais, como por exemplo o Parque Nacional da Serra dos Orgãos e o passeios pela Serra do Subaio, onde estão localizadas trilhas para as principais montanhas e cachoeiras, como a Mulher de Pedra. Caso você seja menos aventureiro, o Orquidário Aranda pode ser o local perfeito, no local são expostas e comercializadas várias orquídeas.

8 – Domingos Martins (ES)
Situada na região montanhosa do Espírito Santo, é conhecida como “Cidade do Verde” pela grande presença da Mata Atlântica. Com uma altitude de 542 metros apresenta muitos rios e picos, alguns chegando a 1800 metros, o local conta com uma forte colonização alemã e italiana e é ideal para passar os dias mais frios do ano. Um destaque turístico é a Pedra Azul e os diversos parques espalhados pela cidade.

9 – Blumenau (SC)

A colônia tem um misto de Alemanha e Itália, com suas principais festas tendo ligação direta com os países europeus. Blumenau é muito procurada para as férias de inverno pela temperatura fria, gastronomia totalmente voltada aos pratos tipicamente alemães e italianos e por ser um turismo com uma perfeita mistura entre natureza e cidade grande. O município sabe mesclar a tecnologia e modernidade com uma vida mais simples.

10 – Joinville (SC)

A cidade de Joinville é conhecida pelos títulos de “Manchester Catarinense”, “Cidade das Flores” e até “Cidade da Dança”. O município sedia o Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo, e é o local escolhido para abrigar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única fora da Rússia. Com uma imigração alemã, Joinville apresenta uma arquitetura, gastronomia e cultura típica do país europeu. Com temperaturas baixas para o padrão brasileiro, quem não está acostumado com o clima precisa ficar ligado na roupa que irá levar pois o frio é rigoroso!

Durante os meses de junho e julho, além do inverno, temos outra atração: as festas juninas. Saiba quais são os melhores destinos para curtir o São João, no extremo oposto do país, no Nordeste.

O inverno é uma das estações mais amadas pelos brasileiros. Apesar de o sol dar um tempo e as temperaturas esfriarem, é o momento ideal para curtir as férias ao lado de quem importa e fazendo só coisas que realmente deseja!

Se interessou por algum dos destinos? Entre em contato com a gente pelas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e pelo telefone: (11) 3017-8700

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *