Blog posts

TOP 5 museus brasileiros com tour virtual

TOP 5 museus brasileiros com tour virtual

Dicas

O Brasil é um país enorme e repleto de histórias. Com os mais diversos personagens e cenários, os museus nacionais contam muito sobre o nosso passado, nossa vivência e cultura. Confira alguns dos museus que disponibilizam visitas online e garanta sua tour sem sair de casa.

01 – Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Um dos maiores museus da América Latina e do Brasil é também um dos mais queridos pelos moradores de São Paulo. Com uma ótima localização, arquitetura impecável e única, além de ser um cartão postal da cidade, o local abriga inúmeras obras de arte famosas e ainda recebe exposições temporárias impecáveis.

Principais obras: Estátua da deusa Higeia; Ressurreição de Cristo, de Rafael; Anunciação, de El Greco; Retrato do Conde-Duque de Olivares, de Diego Velázquez e Madame Louise-Elisabeth (Duquesa de Parma – A Terra), de Jean-Marc Nattier.

02 – Museu Oscar Niemeyer

Inaugurado em 2002, em Curitiba, o museu é um espaço dedicado ao que Oscar Niemeyer mais adorava: Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Com mais de 30 mil metros quadrados de área construída, o local também conversa 17 mil metros quadrados de área para exposições , a maior da América Latina. O espaço foi projeto de Niemeyer e, desde sua inauguração, já ofereceu mais de 300 mostras nacionais em suas 12 salas expositivas.

Principais obras: Ásia: a Terra, os Homens e os Deuses; Centenário de João Villanova e Irmãos Campana.

03 – Museu Imperial

O Rio de Janeiro já foi a capital do país e o porto de desembarque da Família Real Portuguesa na chegada até o Brasil. O local abriga inúmeros museus importantes e, entre eles, o Museu Imperial. Inaugurado em março de 1943, com um acervo de quase 300 mil itens, além de conhecer objetos importantes para a história nacional é possível apreciar a estrutura física do casarão.

Principais obras: Retrato de D. João VI, de Debret; Batismo da Princesa Dona Maria da Glória, de Debret; Subida da Serra, de Benjamin Mary; Carta de Abdicação de d. pedro I em favor de d. Pedro II e D. Pedro II na Abertura da Assembléia Geral, de Pedro Américo de Figueiredo e Mello.

04 – Pinacoteca de São Paulo

Em São Paulo há muitas opções de museus, galerias e espaços voltados para os apreciadores de arte. A Pinacoteca, localizada no centro da cidade, é um dos espaços mais bonitos do estado. O local abriga obras de arte clássicas e contemporâneas, agradando a todos os públicos, além de contar com uma arquitetura de deixar muito museu europeu babando!

Principais obras: O Mestiço, de Portinari; Três Orixás, de Djanira de Motta e Silva; Festa Escolar no Ipiranga, de Augustin Salinas y Teruel; Caipira Picando Fumo, de Almeida Júnior; Escrava Romana, de Oscar Pereira da Silva e Mulher do Xale Verde, Cyprien Eugène Boulet.

05 – Museu da Imagem e Som de São Paulo (MIS-SP)

O MIS é um dos espaços culturais mais diversos do Brasil. O acervo conta com mais de 200 mil itens, entre eles fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros, além dos livros, catálogos, periódicos, CDs e DVDs do acervo bibliográfico. Fundado em 1970, o local recebe importantes exposições como a recente “Leonardo DaVinci – 500 anos de um Gênio”.

Principais obras: Cartões Postais; Coleção “Circo”; Coleção “Carnaval Paulistano”; Dinorah de Carvalo – A História da Mulher Musicista e Niède Guidon – Fotografias Documentais.

São inúmeras as opções de museus e espaços voltados para a arte no Brasil. Há “passeios” virtuais para os apaixonados por história e os mais diversos tipos de arte.

O que você achou? Alguma sugestão de museus imperdíveis pelo Brasil? Conta aqui nos comentários!

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *