Blog posts

Tudo Sobre a Serra Gaúcha

Tudo Sobre a Serra Gaúcha

Dicas

O Brasil é um país cheio de cenários, histórias e uma diversidade incrível de lugares fantásticos para conhecer. Uma dessas regiões se destaca pela gastronomia, clima e pontos turísticos pouco conhecidos no país. A Serra Gaúcha tem o cenário perfeito para quem prioriza uma boa culinária, pontos turísticos com inspiração da colonização alemã e italiana e claro, muito contato com a natureza.

A região tem um clima ameno e bem frio no inverno, com registro de temperaturas negativas em algumas locais, sendo muito procurada pelos apreciadores das temperaturas mais baixas. Como foi colonizada por países europeus, há muitos eventos tradicionais e que envolvem o melhor da gastronomia italiana e alemã, além dos inúmeros passeios pelas vinícolas locais

Confira algumas dicas do que não pode ficar de fora da sua próxima viagem até o local e cidades como: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado e Canela.

Caxias do Sul

Caxias do Sul é considerada a mais importante na Serra Gaúcha, a segunda mais populosa, perdendo apenas para a capital do estado de Porto Alegre. O local começou a receber os primeiros imigrantes europeus ainda no século XIX. Italianos, alemães, franceses, poloneses e até mesmo espanhóis começaram a formar a região e sua cultura.

Gastronomia

Créditos: Festa Nacional da Uva

Por ter forte influência europeia, a culinária também apresenta inúmeros pratos típicos da Itália e Alemanha. É possível experimentar ótimas carnes e massas, pratos como galeto assado, polenta mole ou frita, bigoli e tortei e, claro, o destaque regional: sopa de agnolini. Para os que preferem pratos mais “leves”, lembrando que ainda é italiano e alemão, há também a salada de radicci com pancetta. Os pratos costumam levar muitas carnes, batatas e queijos, trazendo todo o sabor da colônia. Já com os doces, os tipicamente regionais são comuns serem feitos com muitas frutas como pitanga e uva – esta última inclusive tendo sua própria festa: a Festa da Uva. Principal festividade da região, é dedicada a celebrar a colonização italiana e garante a todos muitos doces feitos com a fruta, vinhos e todas as formas possíveis de se consumi-la.

Créditos: Festa Nacional da Uva

Cultura

Caxias do Sul tem uma enorme variedade de opções para se curtir a cidade, seja vendo artesanatos locais, participando de feiras e festas ou visitando museus e locais históricos. O local abriga inúmeros centros culturais e passeios que mostram os roteiros de imigrantes italianos na chegada até a cidade, como por exemplo La Città e Estrada do Imigrante. Outras atrações como o Monumento Nacional do Imigrante, a Catedral, o Museu Municipal, Museu Ambiência Casa de Pedra e a própria Igreja de São Pelegrino são locais ótimos para se visitar e conhecer mais sobre a cultura local.

Bento Gonçalves

Serra Gaúcha
Bento Gonçalves

A cidade de Bento Gonçalves já teve inúmeros nomes desde seu surgimento. O local também recebeu imigrantes europeus vindo, majoritariamente, de países como Itália e Alemanha, algo que tem um reflexo direto em suas ruas e cultura. O local é repleto de áreas intimamente ligadas à natureza, o que garante paisagens únicas.

Gastronomia

Como boa colônia da Itália e da Alemanha, dois países com fortes tradições culinárias, a cidade tem pratos típicos regados a muito queijo, carne e massas. É comum encontrar diversas casas especializadas em churrasco gaúcho e em carnes com cortes típicos da Alemanha, acompanhado de pratos e molhos tradicionais no país. Para os apaixonados por massas, há inúmeros restaurantes que tem pratos deliciosos com receitas italianas à base de macarrão.

Cultura

Trem Maria Fumaça, parte do Tour Uva e Vinho

A cidade de Bento Gonçalves é repleta de festivais e feiras típicas como Casa Brasil, Fenavinho e ExpoBento, uma espécie de homenagem à cultura local, recheada de gastronomia, cultura e vinho, bebida oficial da Serra Gaúcha. O local também conta com locais como Vale do Rio das Antes, Rota das Cantinas Históricas e Caminhos da Eulália, estes que mostram o início da colonização europeia na região com as primeiras cantinas italianas e as primeiras casas locais. Aproveite para conhecer atrações como a Capela das Almas, Igreja Cristo Rei e a Praça del Vino.

Gramado

Gramado talvez seja a cidade mais famosa da região da Serra Gaúcha. Além da influência gastronômica, a arquitetura também é um ponto destacável, misturando o urbano e o rural. A cidade é considerada um pedacinho europeu muito bem localizado na região, cheio de pontos turísticos únicos e uma porção de restaurantes e locais incríveis para se conhecer.

Gastronomia

Com inúmeras opções de pratos típicos da Itália, Alemanha e até França e Espanha, a região conta com pizzas, massas e pratos com carne que remetem à sua colonização, trazendo um pedacinho de história para a refeição. É possível encontrar opções para todos os gostos, seja com um bom churrasco típico gaúcho, massas, fondues ou até mesmo pratos mais leves com saladas e temperos saborosos. Outro ponto forte são os doces envolvendo muitas frutas locais.

Cultura

Lago Negro

Gramado tem uma famosa área verde muito bem preservada e que leva os apaixonados pela natureza a visitar a região. Locais como o Lago Negro impressionam pela beleza e exuberância. Para os aficionados pela história não deixe de visitar o Mundo a Vapor, onde é possível saber mais sobre os trens “Maria Fumaça”. Há espaço para quem queira curtir muita diversão como o Alpen Park, Parque Terra Mágica Florybal e o maravilhoso “Natal Luz Gramado”, uma experiência única para os apaixonados pela época.

Canela

A mais alemã das cidades citadas da Serra Gaúcha, Canela tem uma forte influência do país europeu e muito visível em suas ruas pelas arquiteturas dos prédios, costumes e cultura local. Com inúmeros “chalés” de estilo bávaro, a tradição chocolateira também é muito forte. As cores ficam por conta das tradicionais e coloridas hortênsias e pelas luzes de Natal.

Gastronomia

A gastronomia, assim como a cultura e a arquitetura, é muito inspirada na cultura alemã. Os tradicionais pratos com carne de porco são muito presentes nos restaurantes. Uma das especialidades da cidade é o chocolate. Uma tradição de anos coloca o doce como um dos melhores do país e até mesmo com destaque internacional. A fabricação caseira é algo levado muito a sério em Canela, envolvendo gerações de famílias.

Cultura

Cascata do Caracol

Assim como boa parte da Serra Gaúcha, Canela possui uma enorme variedade de atrações e passeios, alguns intimamente ligados a natureza como a Cascata do Caracol, Floresta Nacional de Canela e a Flor do Vale – alambique e parque ecológico. Outras atrações que garantem a diversão da família toda é o Museu do Automóvel de Canela e a Catedral de Pedra. O edíficio, de estilo gótico, conta com 12 sinos de bronze e está localizado na praça principal da cidade, a Praça Matriz.

Catedral de Pedra

A Serra Gaúcha é encantadora, não é mesmo? Qual cidade você conhece ou gostaria de conhecer? Conte aqui nos comentários!

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *