Blog posts

Tudo sobre Ipojuca: as maravilhas de Pernambuco

Tudo sobre Ipojuca: as maravilhas de Pernambuco

Destinos Nacionais, Dicas

Ipojuca é uma cidade do estado de Pernambuco, no Nordeste, que conta com inúmeros pontos turísticos imperdíveis e uma localização privilegiada para quem deseja conhecer ainda mais a região. O município faz parte da região metropolitana de Recife, estando a pouco mais de 40 quilômetros da capital do estado.

A história da cidade é muito antiga, com muitos pontos históricos e importantes para o Nordeste brasileiro. Além da história, das praias paradisíacas e gastronomia única, Ipojuca conta com atrações e opções de entretenimento que conseguem agradar todo tipo de turista.

Porto de Galinhas, Ipojuca
Porto de Galinhas, uma das praias de Ipojuca

Gastronomia

A culinária nordestina está muito presente nos inúmeros restaurantes locais. Há opções de bares e espaços mais sofisticados, mas a ideia da região é servir muito bem qualquer que seja a proposta. Como qualquer cidade praiana, você encontrará diversas opções de pratos com peixes, frutos do mar, além de frutas e pratos tradicionais de outras regiões.

O bom de Ipojuca é que você consegue comer bem e ainda sair satisfeito em qualquer lugar, seja nos bares perto da praia ou nos locais mais “formais” pela cidade.

Região é rica em pratos com frutos do mar

Praias de Ipojuca

Ipojuca, assim como toda a região Nordeste, é muito famosa pelas suas belezas naturais, mas o seu nome é mundialmente conhecido por abrigar praias incríveis como Cupe, Maracaípe, Muro Alto, Porto de Galinhas e Serrambi. Cada uma com suas características e com um “público alvo”, há possibilidades para todos, desde os que procuram praias com mar mais agitado até os que querem uma praia tranquila e o mar calmo, ideal para famílias que viajam para a região.

Porto de Galinhas é muito reconhecida pela infraestrutura, pela água cristalina e areia branca. Entre corais e piscinas de águas claras, o local também conta com outras atrações além da praia. Passeios de Jangada até as piscinas naturais, passeio de Buggy Ponta a Ponta envolvendo Muro Alto e Pontal de Maracaípe, Praia de Carneiros e Maragogi (bate e volta), além de um City Tour por Recife e Olinda.

passeio de jangada
Passeio de jangada pelas piscinas naturais

Para os que procuram praias mais agitadas, vale a pena visitar a Praia do Cupe. É a praia de escolha para a prática do surf e também para observar algumas piscinas naturais locais. Dessa forma, a Praia de Maracaípe além de ser muito rica em reservas naturais, sedia importantes campeonatos de surf e longboard.

praia de maracaípe
Praia de Maracaípe

Em contraste com as anteriores, as praias de Muro Alto e Serrambi são mais calmas e possuem uma rede hoteleira ideal para famílias. Ambas contam com muito contato com a natureza e também extensos arrecifes e piscinas naturais com águas mornas e calmas.

praia de serrambi e serrambi resort
Praia de Serrambi e Serrabi Resort ao fundo

Outras atrações

Em seguida, outro ponto famoso na região são os engenhos de cana-de-açúcar, um dos poucos preservados da época colonial do Brasil – são mais de 70 opções de engenhos para se visitar. Resumindo, alguns dos mais famosos são: Penderama, Maranhão, Dourado e Queluz

Bem como os engenhos, devido à colonização portuguesa há dezenas de igrejas e templos religiosos históricos na região. Apesar disso, há também uma forte influência de outras religiões, principalmente de matriz africana como Umbanda e Candomblé.

Ipojuca
Artesanato local

Além disso, vale lembrar que Ipojuca produz ótimos artesanatos de artistas locais. Uma ótima opção de presente, assim como uma lembrança única e especial que você pode levar para casa.

Ipojuca
Ipojuca

Ipojuca é realmente imperdível, não é mesmo? Você conhece a região?

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *