O Vale do Itajaí é uma das regiões mais bonitas do sul do Brasil. Também conhecido como “Vale Europeu”, a região de Santa Catarina é composta por cidades de destaque no turismo nacional como Blumenau, Pomerode e Brusque. Com fortes marcas da colonização europeia na região e nos seus vários municípios, é claro que a presença de culturas alemãs, italianas, portuguesas e outras colocam o Vale do Itajaí como um dos melhores destinos nacionais para viajar.

Gastronomia
A região é unanimidade no quesito gastronomia. Com pratos típicos das culturas alemã e italiana, é comum encontrar diversas opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos. Os pratos típicos envolvem carne de porco até massas caseiras e molhos dos mais variados sabores.

Outra costume muito presente na região é o gosto pelos doces, principalmente o chocolate. O doce é sobremesa de restaurantes, tem lojas próprias e é uma ótima e deliciosa lembrança dessa viagem especial pela região do Vale do Itajaí.
Blumenau

A cidade de Blumenau é a terceira mais populosa do estado de Santa Catarina e é um dos achados da região. Com uma arquitetura tipicamente alemã espalhada pela cidade, a impressão é de que estamos realmente fora do Brasil. A parte cultural também tem forte influência de países europeus como a Alemanha e Itália. Um dos maiores eventos inspirados e em homenagem a cultura alemã acontece no local, a Oktoberfest, segunda maior festa de cerveja do mundo, pendendo apenas para a original, na Alemanha.

Para os que gostam da Itália, vale a pena visitar a Festitália, onde é possível curtir muito a gastronomia, dança e toda a cultura italiana. A cidade de Blumenau também é famosa por ter muitas lojas dedicadas ao comércio de malhas, roupas de inverno e cristais usados para práticas esotéricas. É o local ideal para os apaixonados por esse universo mais místicos e os que adoram um bom cachecol, bem quentinhos e feitos artesanalmente!

Pomerode
A cidade mais alemã do Brasil está localizada em Santa Catarina. Além do português, quase toda a população local fala um alemão bem próximo ao tradicional, dando origem ao Pomerano, idioma oficial da maioria dos habitantes. Por tanto, se acostume em ver três idiomas na região. As casas e prédios todos tem inspiração na arquitetura alemã e seus costumes tem muito da sua origem, como a comida nos restaurantes e festas que fazem alusão à Oktoberfest, como a Festa Pomerana, regada a muita cerveja e pratos típicos da Alemanha.

Para os que gostam de artesanato, vale a pena conhecer as inúmeras feiras que acontecem em Pomerode. Os itens vão desde vestuários, chocolates, diversas comidas a até mesmo itens tradicionais da cultura alemã. Além disso, caso queira passar datas comemorativas como Páscoa e Natal, pode se preparar para um grande evento na cidade, com muitos elementos ligados à cultura alemã.

Brusque

A cidade de Brusque é uma das que mais misturam as origens europeias. Apesar de ter sido fundada por alemães, outros países têm forte influência na cultura e no dia a dia local. Há presença de nações como Alemanha, Itália, Polônia, Espanha, Portugal, Irlanda e Inglaterra. É possível ver essa influência na gastronomia, com pratos riquíssimos; na arquitetura, com prédios e casas belíssimas; e no comércio, voltado para muitos produtos artesanais como roupas e até lojas especializadas em chocolates.

Com maioria de origem alemã, a cidade recebe inúmeras festas e festivais inspirados na cultura do país. Um grande exemplo é a Festa Nacional do Marreco, o Fenarreco. Com um prato típico de destaque: marreco e repolho roxo. A cidade também é muito famosa pelas suas cervejas e chopes. Essa e outras festas são garantia de muita diversão e entretenimento.
