Blog posts

Viagem de carro pela Península Ibérica

Viagem de carro pela Península Ibérica

Destinos Internacionais, Dicas

Viajar de carro é algo muito comum pela Europa, as ruas estreitas e cheia de “entradas”, pouca distância entre cidades e países, facilidade de locomoção pelas estradas são alguns dos pontos que facilitam o aluguel de carro no Velho Continente e garantem uma viagem inesquecível. Mas, qual roteiro seguir? As opções são as mais variadas possíveis, sendo possível fazer rotas de castelos, rotas pelas montanhas, pelo litoral etc. Separamos um roteiro para quem quer conhecer um pouco da Península Ibérica: Espanha e Portugal.

Madrid (ESP)

A capital espanhola pode (e deve) ser seu principal ponto de entrada na Europa. A cidade é muito grande e merece alguns dias para ser conhecida. São dezenas de atrações, museus, parques e locais tipicamente madrilenhos. Caso não tenha pressa, guarde três ou quatro dias para conhecer o local. Da capital para a próxima cidade existem três possibilidades:

  • Carro (5h de deslocamento);
  • Avião (1h de deslocamento);
  • Trem (5h de deslocamento)

Uma vez em Madrid, o turista precisa passar pela Plaza Mayor e comer os tradicionais churros com chocolate, paellas inspiradas nos pratos andaluzes, além de visitar ótimos restaurantes com os incríveis “bocadillos” de todos os sabores. A cidade também é muito conhecida pela sua importância cultural, com museus importantes como o Museo del Prado, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Templo de Debod, além dos tradicionais parques como o Parque del Retiro, Fuente de Cibeles, Mercado de San Miguel e a famosa Puerta del Sol.

Caso escolha ir de Madrid para Santiago de carro, aproveite a estrada em direção a Galícia e conheça locais incríveis com uma gastronomia e cultura muito especiais. São cinco horas que podem garantir excelentes lembranças e ótimos momentos.

Praça de Cibeles, Madrid, Espanha

Santiago de Compostela (ESP)

O coração de Galícia, Santiago de Compostela é uma das cidades mais bonitas da Espanha e uma das mais visitadas. Famosa pela Catedral de Santiago, o local é centro de peregrinação e uma ótima maneira de conhecer a cultura galega. Com ruas bem estreitas, vale a pena deixar o carro na cidade nova e explorar o centro velho a pé. Lojas centenárias, restaurantes que servem “pulpo a la feria”, pão e vinho em mesas dentro e fora do estabelecimento, dão um tom muito amigável ao local. Vale a pena pernoitar no local, curtir a cidade depois do anoitecer é garantia de muita diversão. A religião e as festas são duas características de Santiago.

Catedral de Santiago de Compostela, em Santiago de Compostela, Espanha

Pontevedra (ESP)

A cidade é muito conhecida pela proximidade com Santiago de Compostela (60km) e por ser capital da província homônima em Galícia. É uma parada perfeita para comer, passear e curtir até o próximo destino. Não deixe de visitar a Capela da Virgem Peregrina, do século XVIII; a Basílica de Santa Maria Maior de Pontevedra, do século XVI; Ponte de Burgo, construída no século XII sobre as ruínas de uma antiga ponte romana e o Museu Provincial com um acervo de mais de 16 mil peças, entre pinturas, esculturas, mobiliário, ilustrações, objetos arquelógicos e etnográficos, moedas e mais, tudo recolhido principalmente em Pontevedra.

Pontevedra, Espanha

Vigo (ESP)

O último destino dentro da Espanha, Vigo é uma cidade muito famosa pelo porto local, origem de tantos imigrantes que chegaram a América Latina no século passado. Vigo conta com uma forte atividade pesqueira, uma das principais da Europa e tem locais belíssimos para se conhecer. Não deixe de visitar a praia de Samil, o Museo do Mar de Galícia, as ruínas da Villa Romana de Toralla e o Museo Quiñones de León. As Ilhas Cíes, a 15km de Vigo, podem garantir um dia inesquecível. O arquipélago forma parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas, além de praias incríveis e área de campismo.

Vigo, Espanha

Braga (POR)

A primeira parada portuguesa é em Braga, com um pouco mais de uma hora de viagem partindo de Vigo. A cidade tem muita história e é um dos destinos mais procurados por turistas. Com a origem datada do século II a.C. , é possível transitar pela cidade e conhecer muitas atrações como a Sé de Braga, construída entre os séculos XI e XIII, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro e o Mosteiro de São Martinho de Tibães – alguns dos locais religiosos mais característicos da cidade e alguns dos mais visitados. Conheça também o Castelo de Braga, da época medieval! O bom de Braga (e cidades de Portugal, no geral) é que os locais estão bem perto um do outro. Você chegará ao próximo destino em menos de meia hora de carro.

Braga, Portugal

Guimarães (POR)

A cidade é uma ótima forma de aproveitar o caminho que liga Braga a Porto. O local conta com um centro histórico considerado Patrimônio Cultural da Humanidade e tem um papel fundamental na formação de Portugal. Guimarães soube conciliar toda a carga histórica com a modernidade necessária para atrair turistas, oferecendo uma locomoção fácil e rápida. Não deixe de visitar o Castelo de Guimarães fundado nos anos 1000, considerado o lugar de nascimento do primeiro rei de Portugal, e o Largo do Toural, uma das praças mais importantes de Guimarães, original do século XVII. Vale a pena passar o dia no local e lembrar que você está pertinho de uma das principais cidadtes do país e a próxima parada do roteiro.

viagem
Castelo de Guimarães, em Guimarães, Portugal

Porto (POR)

Porto é uma cidade muito importante para a história do país, foi a responsável por batizar Portugal e é mundialmente conhecida pelo seu vinho, pontes e arquitetura que mescla o antigo e o contemporâneo como poucas. Porto tem um centro histórico classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, sem falar em alguns dos times de futebol mais conhecidos da Europa: o Futebol Clube do Porto, o Boavista Futebol Clube e o Sport Comércio e Salgueiros. A cidade também é muito conhecida pela Universidade do Porto, uma das melhores do mundo!

O bacana de Porto é que o turista pode aproveitar e fazer da cidade sua base para conhecer outros locais próximos, como Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Para conhecer bem Porto e região, vale passar de dois a três dias na cidade antes de seguir viagem.

viagem
Porto, Portugal

Viseu (POR)

Um pouco mais de 50 minutos de Porto, a cidade de Viseu é uma ótima pedida para passar algumas horas do seu dia e conhecer atrações centenárias como a Sé Catedral de Viseu, a Igreja da Misericórdia de Viseu e o Parque do Fontelo. A cidade é muito famosa pelos seus doces de produção própria, lembre de comprar alguns para comer na viagem até o próximo destino.

viagem
Viseu, Portugal

Aveiro (POR)

Considerada a “Veneza Portuguesa”, o local é muito famoso pelas gôndolas que circulam pelos seus canais. A arquitetura de estilo Art Noveau encontra-se espalhada principalmente no centro da cidade. Com muitos prédios coloridos, uma boa opção é almoçar em um dos restaurantes típicos e passar um tempo para conhecer o Museu de Aveiro, o Mosteiro de Jesus e o Farol de Aveiro.

viagem
Aveiro, Portugal

Coimbra (POR)

A universidade mais famosa de Portugal fica em uma das cidades mais animadas e agitadas do país. Lar dos “Capas Negras”, como são conhecidos os estudantes da universidade, Coimbra está à beira do Rio Mondego e tem uma importância histórica enorme para Portugal, já tendo sido capital do país e ainda preservando seu passado medieval. Vale a pena ficar uma noite no local para conhecer todas as atrações: a própria Universidade de Coimbra, que abriga a Biblioteca Joanina e a torre do sino do século XVIII; o Museu Nacional de Machado de Castro; Mosteiro e Igreja de Santa Cruz, o Jardim Botânico do século XVIII e muito mais.

viagem
Coimbra, Portugal

Fátima (POR)

No dia seguinte, depois de uma hora de estrada, a chegada à Fátima é garantia de muita emoção. Mesmo para os não católicos, o local conta com uma ótima infraestrutura e um santuário muito moderno, longe daquelas catedrais e igrejas barrocas tão famosas pelo país. Aproveite o dia para conhecer o Santuário de Fátima, Basílica da Santíssima Trindade e o Museu de Arte Sacra e Etnologia.

viagem
Santuário de Fátima, em Fátima, Portugal

Óbidos (POR)

Pouco mais de 80 km de Fátima, a cidade de Óbidos é uma vila portuguesa que merece uma atenção especial pelos pontos turísticos incríveis que abriga em tão pouco espaço. O local é considerado pela UNESCO como cidade literária, ou seja, o incentivo à leitura é algo levado muito a sério. Aproveite para conhecer o Castelo de Óbidos, Igreja de Santa Maria, Lagoa de Óbidos e o Parque Cinegético de Óbidos. Prepare-se para sair antes que o dia acabe pois a viagem precisa seguir.

viagem
Castelo de Óbidos, em Óbidos, Portugal

Sintra (POR)

Com uma hora de viagem, seu próximo destino é Sintra, local ideal para fazer uma pausa até chegar em Lisboa. A cidade conta com muitos locais bonitos e cheios de história como o Parque e Palácio da Pena, um palácio do século XIX localizado no topo de um monte e sede de um antigo mosteiro, que oferece uma vista muito bonito da floresta local. Outro ponto turístico que você pode conhecer durante o trajeto é o Castelo dos Mouros, datado do século X e também localizado no topo de um penhasco.

viagem
Castelo/Palácio da Pena, Sintra, em Portugal

Cascais (POR)

De Sintra para Cascais você fará um trajeto de cerca de 20 minutos de carro e a viagem se tornará ainda mais animada porque Cascais é um dos lugares mais típicos de Portugal. Conhecida pelas praias e marina muito movimentada, a cidade abriga a Fortaleza da Nossa Senhora da Luz e o Palácio da Cidadela, um antigo retiro da realeza. Os famosos azulejos portugueses podem ser vistos na Igreja Nossa Senhora da Assunção. O Museu do Mar Rei D. Carlos é outro local imperdível, principalmente para os apaixonados pela vida no mar. A cidade merece dois dias para ser bem aproveitada e o viajante conseguir relaxar até pegar a estrada para o próximo destino.

viagem
Cascais, em Portugal

Lisboa (POR)

A capital do país também é uma das cidades mais incríveis. A localização permite que você consiga conhecer outras cidades próximas como Évora e Monsaraz, dois locais imperdíveis para os apaixonados por história, e ainda voltar para Lisboa e curtir a capital. Em Lisboa vale destacar alguns pontos turísticos como o Museu Nacional do Azulejo, que exibe cinco séculos de um dos símbolos nacionais decorativos; Castelo de São Jorge; o bairro mouro de Alfama, complexo do Museu Calouste Gulbenkian, o Mosteiro do Jerônimo, do século VI e a famosa Torre de Belém.

viagem
Torre de Belém, em Lisboa (Portugal)

VIAGEM DE CARRO NA EUROPA: o que precisa?

  • CNH dentro da validade.
  • Tirar a “Permissão Internacional para Dirigir”, documento que só tem validade na apresentação conjunta com a CNH.
  • Alugar um carro e um seguro de acordo com a sua necessidade e tempo de viagem.
  • As multas chegarão no Brasil no endereço disponibilizado no cadastro do aluguel de carro.

Viajar de carro é rápido, prático e muito vantajosos para quem quer explorar o país nos detalhes, aproveitar cada canto da cidade e da cultura local. Seja sozinho, em família ou com amigos uma “roadtrip” é sempre muito bem vinda!

Outro local interessante para fazer viagens de carro é a América do Norte. Os Estados Unidos possuem estradas muito bem sinalizadas e contam com uma infraestrutura super bacana para os viajantes. A proposta é diferente da Europa, já que os EUA tem uma grande distância de um local para outro e o transporte público não é tão incentivado, levando a população a ter carros. A Costa Oeste, incluindo a Califórnia, possui algumas das rotas mais procuradas para fazer esse tipo de viagem.

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado a viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *