Blog posts

Viaje pela Europa através de seus pratos típicos

Viaje pela Europa através de seus pratos típicos

Dicas

A Europa é um continente repleto de história, diversidade e, claro, com uma culinária que representa todas suas facetas. Com inúmeros países diferentes, o “Velho Continente” é também um berço da culinária ocidental. Confira algumas das comidas típicas de países como Itália, Espanha, Rússia e França e se inspire para fazer um menu especial na sua casa.

01 – Portugal: Cozido à Minhota

Cozido à Minhota

O Cozido à Minhota é um prato tradicional de Portugal e está repleto de ingredientes deliciosos como carne de vaca, porco, galinha, batata, legumes e muito mais. A preparação da receita é a mesma desde seu surgimento, feita em fogo baixo, com cozimento lento e muitas vezes em panelas pesadas de barro seguindo a tradição. Essa demora típica é uma forma de reunir a família em torno da refeição, garantindo maior tempo juntos e aproveitando o rendimento do prato que pode repartir-se em três bases: sopa, os legumes e a carne cozida.

02 – Espanha: Paella Valenciana

Europa
Paella

A Paella Valenciana é um prato muito conhecido na Espanha e um dos mais associados à cultura espanhola aqui no Brasil, além de ser um dos mais reconhecidos na culinária europeia. O prato tem como base o arroz, típico ingrediente da gastronomia valenciana, além da junção de carne e verduras. A Paella pode ter algumas alterações nos ingredientes e que, consequentemente, podem agradar ainda mais o seu paladar como: Paella marinera, com frutos do mar; Paella mista, com carne de frango ou coelho e frutos do mar; Paella alicantina, com carne e molho de peixe.

03 – Itália: Porchetta ao Forno

Porchetta

Um dos principais pratos da Itália, a Porchetta ao forno é uma iguaria italiana deliciosa e ideal para os apaixonados por carne, principalmente carne suína. O porco é desossado e recheado com os próprios miúdos e especiarias, levado ao forno até que a pele fique crocante. É comum encontrar esse prato servido ainda com a cabeça do animal, o deixando um visual mais rústico.

04. Áustria: Wiener Schnitzel

Europa
Wiener Schnitzel

Quem diria que um prato da culinária austríaca seria mais “familiar” ao brasileiro do que se pode imaginar? O Wiener Schnitzel é uma espécie de bife (tradicionalmente de vitela) empanado e frito. Muito conhecido no Brasil como “bife à milanesa”, é fundamental que o bife seja muito bem frito e matenha sua casquinha seca e crocante. O prato tem algumas variáveis como: Kalbsschnitzel: feito com carne de vitela (o tradicional e original Wiener Schnitzel); Schweinsschnitzel: carne de porco; Hänschenschnitzel: feito com carne de frango; Putenschnitzel: feito com carne de peru e o Vegetarische Scnhitzel: feito sem carne, opção vegetariana.

05. Alemanha: Sauerkraut Mit Kassler

Europa
Sauerkraut Mit Kassler, também conhecido como “Chucrute”

O povo alemão costuma comer muita carne vermelha, principalmente de porco, o que torna este prato típico do país a escolha ideal como acompanhamento. O Sauerkraut Mit Kassler, também conhecido como Chucrute, é feito com folhas de repolho fermentado e outros vegetais. A mistura é colocada em conserva e passa por um processo de fermentação própria que produz um grande número de vitaminas e enzimas importantes para o organismo. Há muitas maneiras de prepará-lo, mas a mais conhecida e tida como tradicional leva apenas três ingredientes: repolho, água e sal.

06. Hungria: Goulasch

Europa
Goulasch

A Hungria, país muito rico culturalmente na Europa, é um país incrível e sua culinária mostra toda a simplicidade e riqueza local em um único prato, o Goulasch. O prato é uma mistura de carne de vaca e porco picadas esquentadas em gordura, com farinha, cebola e diversas especiarias para adicionar um sabor ainda mais riquíssimo durante seu cozimento em água fervente. O nome deste prato, entretanto, pode ter duas variações na Hungria, sendo possível também pedir uma sopa à base de pimentão, carne e legumes.

07. Rússia : Strogonoff

Strogonoff

Um país enorme que atravessa dois continentes tem um dos pratos mais queridos pelos brasileiros: o Strogonoff. Entretanto, há algumas variações entre a receita russa original e a versão brasileira. Na Rússia é comum que o prato seja feito com carne cortada em tiras finas, douradas e até flambadas, depois recebe o tradicional molho Smetana, o creme de leite azedo russo, iguaria que acompanha muitas receitas. Na hora de servir, o arroz e a batata palha dão lugar ao purê de batata, salada de repolho, tomate, ervas frescas e até picles!

08. Reino Unido: Fish and Chips

Fish and Chips

Ir até o Reino Unido, principalmente Inglaterra, e não comer o famoso Fish and Chips é quase um insulto! O prato é muito famoso pela sua praticidade, facilidade e sabor único. E, para melhorar, ainda é fácil de adaptar para a rotina de casa. Com apenas dois ingredientes básicos, peixe e batata frita, você só precisa fritá-los e, caso queira, servir junto com um molho de sua preferência.

09. França: Bouillabaisse

Bouillabaisse

O Bouillabaisse, prato típico da França, faz muito sucesso na região mediterrânea da Europa. O prato consiste em uma sopa preparada à base de peixes brancos sortidos e filetes misturados com vegetais, ervas aromáticas e especiarias para conceder um gosto único. Aproveite que o inverno está chegando e prepare um jantar com um delicioso menu internacional para aquecer a família!

10. Suíça: Raclette

Raclette

Falando em dias mais frios, o Raclette é o prato ideal para momentos em família, casal e até mesmo para aquele momento de ver um filme acompanhado de um bom vinho. O Raclette é a preparação de queijo muito similar com o nosso fondue. O queijo utilizado leva o mesmo nome da prática e fica muito saboroso como recheio de batatas, no macarrão e até mesmo com um bom pão!

A Europa apresenta inúmeras delícias gastronômicas para se experimentar durante sua visita.

Qual destes pratos você irá provar primeiro? Esquecemos de algum? Conta aqui qual seu prato favorito da Europa e qual será sua próxima refeição!

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *