Blog posts

Volta ao Mundo através dos Jogos de Tabuleiro

Volta ao Mundo através dos Jogos de Tabuleiro

Curiosidades, Dicas

Aproveite a quarentena pra conhecer, relembrar e apresentar os jogos de tabuleiro para sua família. Uma opção fantástica para diversão offline, com entretenimento e aprendizagem, que entretém adultos e crianças em uma viagem pelo mundo afora, dada as diferentes origens destes jogos.

É possível que você não se lembre deles (ou talvez nunca tenha jogado um). Mas os jogos de tabuleiro são ótimas opções de passa tempo nesse período de quarentena. Além disso, você sabia que eles existem desde os primórdios da civilização?

Um grupo de arqueólogos encontrou em 2013 na Turquia o mais antigo que se tem notícia, com peças datadas de mais de 5 mil anos! Eram em formato de fichas, coloridas e com símbolos inscritos, com desenhos de porcos e cães. Os pesquisadores não conseguiram decifrar todas as regras do jogo, mas a hipótese é de que ele seja alguma brincadeira envolvendo bases numéricas.

Acredita-se que a região da Crescente Fértil, que abrangia os territórios do Egito e de parte do Oriente Médio, seja o berço desses jogos. Foi na terra das pirâmides, aliás, que surgiu um dos mais antigos: Senet, cujo objetivo era levar peças de um ponto a outro de um tabuleiro retangular. Era bem popular: figuras como o faraó Tutancâmon e a rainha Nefertari eram grandes entusiastas.

No Império Romano, havia o Ludus Latrunculorum – algo como “O Jogo dos Mercenários”, em latim – em que dois participantes testavam estratégias militares em um tabuleiro. Sua primeira menção é datada do século I a.C.

O xadrez surgiu na Índia, 1.400 anos atrás a partir do chaturanga, que possuía peças e movimentações bastante semelhantes ao jogo atual.

Separamos alguns jogos contemporâneos que foram muito famosos por gerações. Confira a seguir:

  • War: Um grande fenômeno! Seu nome original é RiskEste jogo se tornou um grande sucesso no mundo inteiro, com seu simples objetivo: Destruir os exércitos inimigos e assim conquistar os territórios pré-definidos no início do jogo.
  • Monopoly – Também conhecido como Banco Imobiliário. Tornou-se um enorme sucesso e abriu as portas para que outros jogos de tabuleiro se popularizassem nos anos 1940. O objetivo do jogo é vender e comprar o maior número de imóveis, tendo como objetivo garantir o monopólio e consequentemente a falência de seus oponentes. Uma curiosidade sobre esse jogo é que ele foi proibido na antiga União Soviética até 1987.
  • Candyland: Surgiu nos EUA, criado por uma professora para distrair as crianças em casa durante um surto de poliomielite no país. É bem simples: os jogadores avançam no tabuleiro conforme as cartas que recebem, que correspondem às casas coloridas para onde devem andar. Não há nenhuma estratégia envolvida, o vencedor será o primeiro jogador a percorrer o percurso de 134 espaços. 
  • Detetive: Decifrar o mistério de um assassinato em uma mansão é o objetivo dos jogadores deste jogo intrigante que marcou gerações. Identifique o criminoso, a arma, o cômodo e a razão.

Os jogos de tabuleiro são uma ótima opção para integrar a família em uma única atividade, mostrando que é possível sim se divertir bastante sem estar conectado a internet. Tudo como nos velhos tempos! Qual seu jogo favorito? Deixe suas dicas aqui no nosso blog e compartilhe suas experiências.

About the author

Aqui você encontra dicas, novidades, curiosidades e tudo relacionado à viagens! Tudo pra você que precisa de uma ajudinha pra planejar sua viagem, ou pra você, que assim como eu adora viajar e quer saber os melhores destinos. Vem com o Tio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *